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Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Isabel Carvalhopor
dc.contributor.editorMorgado, José Carlospor
dc.contributor.editorSousa, Joanapor
dc.contributor.editorMoreira, António Fláviopor
dc.contributor.editorVieira, Arlindopor
dc.date.accessioned2019-01-28T16:16:26Z-
dc.date.available2019-01-28T16:16:26Z-
dc.date.issued2018-03-
dc.identifier.citationViana, I. C. (2018). Currículo, educação básica, ensino e formação humana em contexto de vulnerabilidades e desafios. In J. C. Morgado; J. Sousa; A. F. Moreira & A. Vieira (orgs.). Currículo, Formação e Internacionalização: desafios contemporâneos (pp. 238-254). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minhopor
dc.identifier.isbn978-989-8525-57-4por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/58652-
dc.description.abstractA formação integral das pessoas constitui a sua riqueza, é alavanca do desenvolvimento humano. Este artigo vai além este entendimento e associa o currículo do ensino não superior à riqueza da formação integral das pessoas. Parte da questão nuclear: como pode o currículo ampliar a formação integral das pessoas em contextos de vulnerabilidades e desafios societais tão complexos como, por exemplo, o desemprego, as mudanças no mercado de trabalho, o envelhecimento da população, a pobreza, a violência, a desigualdade de género, a interculturalidade, as necessidades educativas especiais, as alterações climáticas, entre outros. Sabemos que, hoje, a educação destaca um interessante progresso, com impacto no desenvolvimento humano, o número de pessoas escolarizadas aumentou significativamente e o mundo assiste a um conjunto de políticas públicas que procuram criar condições para as oportunidades de trabalho e a sua sustentabilidade e o bem-estar dos trabalhadores, tal como refere o relatório de Desenvolvimento Humano de 2015. Neste cenário, a qualidade da educação é um território plural inteligente alicerçado em direito essencial, capaz de projetar e defender os direitos de todos, de ser equitativa, relevante e perfilada por um conceito de aprendizagem ao longo da vida, conectado com o poder do local. Este entendimento, evidencia um compromisso com uma metodologia de intervenção aberta e participada, com o intuito de gerar desenvolvimento de competências adequadas à participação cidadã inteligente de todos, enquanto espaço e lugar de qualidade e de construção do projeto de vida de todos e de cada um, em territórios inteligentes sustentáveis. A qualidade da educação expressa-se como uma aspiração dos Sistemas Educativos de diferenciados países, consensualizada pela sociedade, em geral, e pelo poder politico, em particular, variando de sociedade para sociedade e de grupo de pessoas para grupo de pessoas. Contudo, é importante refletir em torno do debate sobre a aspiração à qualidade, se prefigurada por políticas neoliberais, se predispor a enformar a educação como um produto ou serviço mercantilizável, legitimada por processos de avaliação em grande escala. No entanto, partimos da convicção de que os contextos de aprendizagem, orientados para o desenvolvimento humano, esculpem lugares com características específicas que se escrevem e reescrevem da cenografia do ambiente experienciado com presença emocional gerada entre o imaginário e o lugar, sem anular a diversidade, onde o constructo cidade educação responde a interrogações das sociedades atuais, de forma a contribuírem para a noção de conhecimento [Pacheco (2014, p. 14) destaca que Conhecimento e educação constituem duas faces complementares de um processo institucionalizado ao longo do tempo que se intersectam na escola pela definição de percursos de aprendizagem (…)]. As pessoas são a essência das Nações, a formação integral, a formação humana deve concentrar-se em ampliar a escolha das pessoas, atribuindo maior destaque à riqueza que constitui a vida Este artigo procura ser um contributo para a discussão que temos vindo a assistir em torno da importância das políticas e instituições educativas promoverem a equidade e inclusão, a educação para o tão apregoado século 21, preocupando-se em conectar as pessoas com o mundo, com o país e a região onde vivem.por
dc.description.sponsorshipEsta publicação teve o financiamento do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança), pelo Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectContexto de vulnerabilidadespor
dc.titleCurrículo, educação básica, ensino e formação humana em contexto de vulnerabilidades e desafiospor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttp://www3.uma.pt/jesussousa/Publicacoes/113.EBook.pdfpor
oaire.citationStartPage238por
oaire.citationEndPage254por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleCurrículo, formação e internacionalização: desafios contemporâneospor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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