Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58652
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, Isabel Carvalho | por |
dc.contributor.editor | Morgado, José Carlos | por |
dc.contributor.editor | Sousa, Joana | por |
dc.contributor.editor | Moreira, António Flávio | por |
dc.contributor.editor | Vieira, Arlindo | por |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T16:16:26Z | - |
dc.date.available | 2019-01-28T16:16:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-03 | - |
dc.identifier.citation | Viana, I. C. (2018). Currículo, educação básica, ensino e formação humana em contexto de vulnerabilidades e desafios. In J. C. Morgado; J. Sousa; A. F. Moreira & A. Vieira (orgs.). Currículo, Formação e Internacionalização: desafios contemporâneos (pp. 238-254). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-57-4 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/58652 | - |
dc.description.abstract | A formação integral das pessoas constitui a sua riqueza, é alavanca do desenvolvimento humano. Este artigo vai além este entendimento e associa o currículo do ensino não superior à riqueza da formação integral das pessoas. Parte da questão nuclear: como pode o currículo ampliar a formação integral das pessoas em contextos de vulnerabilidades e desafios societais tão complexos como, por exemplo, o desemprego, as mudanças no mercado de trabalho, o envelhecimento da população, a pobreza, a violência, a desigualdade de género, a interculturalidade, as necessidades educativas especiais, as alterações climáticas, entre outros. Sabemos que, hoje, a educação destaca um interessante progresso, com impacto no desenvolvimento humano, o número de pessoas escolarizadas aumentou significativamente e o mundo assiste a um conjunto de políticas públicas que procuram criar condições para as oportunidades de trabalho e a sua sustentabilidade e o bem-estar dos trabalhadores, tal como refere o relatório de Desenvolvimento Humano de 2015. Neste cenário, a qualidade da educação é um território plural inteligente alicerçado em direito essencial, capaz de projetar e defender os direitos de todos, de ser equitativa, relevante e perfilada por um conceito de aprendizagem ao longo da vida, conectado com o poder do local. Este entendimento, evidencia um compromisso com uma metodologia de intervenção aberta e participada, com o intuito de gerar desenvolvimento de competências adequadas à participação cidadã inteligente de todos, enquanto espaço e lugar de qualidade e de construção do projeto de vida de todos e de cada um, em territórios inteligentes sustentáveis. A qualidade da educação expressa-se como uma aspiração dos Sistemas Educativos de diferenciados países, consensualizada pela sociedade, em geral, e pelo poder politico, em particular, variando de sociedade para sociedade e de grupo de pessoas para grupo de pessoas. Contudo, é importante refletir em torno do debate sobre a aspiração à qualidade, se prefigurada por políticas neoliberais, se predispor a enformar a educação como um produto ou serviço mercantilizável, legitimada por processos de avaliação em grande escala. No entanto, partimos da convicção de que os contextos de aprendizagem, orientados para o desenvolvimento humano, esculpem lugares com características específicas que se escrevem e reescrevem da cenografia do ambiente experienciado com presença emocional gerada entre o imaginário e o lugar, sem anular a diversidade, onde o constructo cidade educação responde a interrogações das sociedades atuais, de forma a contribuírem para a noção de conhecimento [Pacheco (2014, p. 14) destaca que Conhecimento e educação constituem duas faces complementares de um processo institucionalizado ao longo do tempo que se intersectam na escola pela definição de percursos de aprendizagem (…)]. As pessoas são a essência das Nações, a formação integral, a formação humana deve concentrar-se em ampliar a escolha das pessoas, atribuindo maior destaque à riqueza que constitui a vida Este artigo procura ser um contributo para a discussão que temos vindo a assistir em torno da importância das políticas e instituições educativas promoverem a equidade e inclusão, a educação para o tão apregoado século 21, preocupando-se em conectar as pessoas com o mundo, com o país e a região onde vivem. | por |
dc.description.sponsorship | Esta publicação teve o financiamento do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança), pelo Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Contexto de vulnerabilidades | por |
dc.title | Currículo, educação básica, ensino e formação humana em contexto de vulnerabilidades e desafios | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | http://www3.uma.pt/jesussousa/Publicacoes/113.EBook.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 238 | por |
oaire.citationEndPage | 254 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Currículo, formação e internacionalização: desafios contemporâneos | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
icviana E-Book (Currículo, Formação e Internacionalização)-1.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |