Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/58658
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Fernando | por |
dc.contributor.author | Chagas, Lilane Maria de Moura | por |
dc.contributor.author | Bazzo, Jilvania Lima dos Santos | por |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T17:07:15Z | - |
dc.date.available | 2019-01-28T17:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2018-12 | - |
dc.identifier.citation | Azevedo, F.; Chagas, L.; Bazzo, J. (2018). Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético. Leitura: Teoria & Prática, 36(74), 15-30. | por |
dc.identifier.issn | 0102-387X | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/58658 | - |
dc.description.abstract | Neste texto, define-se o conceito de poesia e propõem-se reflexões didáticas sobre sua presença no ambiente escolar. Essas reflexões se fundamentam em abordagens teóricas de autores que buscam evidenciar que a linguagem poética assegura a formação do leitor por meio da atividade de fruição do texto poético. Os resultados corroboram a vertente de ensino pautada no processo de criação e experiência da poesia como arte da memória e da partilha no âmbito das culturas orais. A expectativa é contribuir para a implementação de situações de aprendizagem que levem em conta a leitura em voz alta, lida expressivamente e/ou escutada atentamente, de modo a que o estudante se possa deixar seduzir pelos usos expressivos da língua e, simultaneamente, se aproprie do saber subversivo e inventivo da palavra poética mediante interlocução intensa e mediada entre leitor iniciante, texto poético e leitor experiente. | por |
dc.description.abstract | This paper defines the concept of poetry and proposes didactic reflections for its presence in the classroom. These reflections are based on theoretical approaches from authors who demonstrate the evidence that the poetic language are able to assure the formation of the critical reader by means of an effective fruition activity of the poetry. The results corroborate the teaching aspect based on the process of creation and experience of poetry as an art of memory and sharing in the context of oral cultures. In view of the above, it contributes to the implementation of learning situations that take into account reading out loud, so that the student can be seduced by the expressive uses of the language and seize the inventive knowledge of the poetic word, through a work of fruition led by the intense conversation, mediated between beginner reader, poetic text and experienced reader. | por |
dc.description.sponsorship | Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação de Leitura do Brasil (ALB) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Poesia | por |
dc.subject | literatura | por |
dc.subject | ensino | por |
dc.title | Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético | por |
dc.title.alternative | Thinking poetry in classroom: didactic reflections for the fruition of the poetic text | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/issue/view/24/showToc | por |
oaire.citationStartPage | 15 | por |
oaire.citationEndPage | 30 | por |
oaire.citationIssue | 74 | por |
oaire.citationConferencePlace | Campinas, São Paulo | por |
oaire.citationVolume | 36 | por |
dc.identifier.eissn | 2317-0972 | - |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Leitura: Teoria & Prática | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
710-1642-1-SM.pdf | 126,63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons