Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59230

TítuloA crítica da comunicação midiática no romance: de Eça de Queirós a Saramago
Autor(es)Grossegesse, Orlando
Palavras-chaveCrítica dos mídia
Literatura portuguesa
DataNov-2018
Resumo(s)A atividade de escritor insere-se na vida cultural e social da sua época. A partir do século XIX, o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa criaram um novo contexto para a produção literária no âmbito da indústria cultural, ocasionando atitudes que oscilavam entre a contaminação e a rejeição. É a partir deste momento que a escrita literária entra também em diálogo com os jornais e, posteriormente, com a rádio, a cinematografia e a televisão. No âmbito desse diálogo, a literatura exerce muitas vezes uma crítica dos efeitos políticos e sociais provocados pela comunicação midiática. É sob esta perspectiva duma pedagogia da mídia que abordaremos duas obras canônicas da literatura portuguesa, Os Maias (1888) e O ano da morte de Ricardo Reis (1984).
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59230
ISBN978-85-94441-12-6
e-ISBN978-85-94441-25-6
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos em livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIEL 2017_OGrossegesse.pdf127,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID