Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59711

TítuloAprender a envelhecer: intervenção numa Universidade Sénior
Outro(s) título(s)Learning to grow old: intervention at a Senior University
Autor(es)Fernandes, Daniela do Rosário da Silva
Orientador(es)Oliveira, Clara Costa
Palavras-chaveEducação de adultos
Universidade sénior
Envelhecimento
Bem-estar
Adult education
Senior university
Ageing
Well-being
Data2018
Resumo(s)O presente projeto desenvolve-se no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em Educação, especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. O projeto decorreu numa universidade sénior em meio rural, em contexto de educação de adultos não-formal, com um grupo de 25 pessoas (idades entre os 49 e 80 anos). Após uma análise diagnóstica (formal e informal) de interesses e necessidades da população, foram delineadas com o grupo as atividades e objetivos a concretizar, e a avaliar/ajustar continuamente. A finalidade do projeto centra-se na promoção do envelhecimento ativo e do bem-estar do grupo. O projeto tem como objetivos gerais incentivar a capacitação dos educandos para uma melhor qualidade de vida; desenvolver competências sociais, culturais e pessoais; facultar aos educandos novas experiências e aprendizagens; e incitar à arte, à cultura e à educação. As atividades desenhadas estão distribuídas pelos seguintes temas: arte, saúde, ludicidade e cultura, ciência e intergeracionalidade. O processo foi desenvolvido numa metodologia de investigação-ação participativa, vinculada a uma perspetiva holística e complexa. Será apresentado todo o processo de intervenção/investigação e, consequentemente, a avaliação e os resultados decorrentes do mesmo. No final, encontramos um público mais consciente e concretizado, com novos conhecimentos e experiências, com maior autoestima; em suma, encontramos pessoas mais felizes e mais ativas.
This project is developed in the ambit of the professionalizing internship of the Master in Education, specialization in Adult Education and Community Intervention. The project has elapsed at a senior university in rural areas, in a context of non-formal adult education, with a group of 25 persons (ages 49 to 80 years). After a diagnostic analysis (formal and informal) of the interests and needs of the population, the activities and objectives to be realized were outlined with the group, and to evaluate/adjust continuously. The finality of the project focuses on promoting the active ageing and well- being of the group. The general objectives of the project are to encourage the training of students for a better quality of life; develop social, cultural and personal competences; to provide new experiences and learnings; and incite to art, culture and education. The activities are distributed in the following themes: art, health, ludicity and culture, science and intergenerationality. The process was developed in a participatory action-research methodology, linked to a holistic and complex perspective. The whole process of intervention/investigation will be presented and, consequently, the evaluation and results resulting from it. In the end, we found a more conscious and accomplished group, with new knowledge and experiences, with greater self-esteem; in sum, we find happier and more active people.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59711
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Daniela do Rosario Fernandes.pdfProjeto de Estágio3,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID