Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/59981

TítuloComunicação nos videojogos: nota editorial
Outro(s) título(s)Communication in videogames: editorial note
Autor(es)Zagalo, Nelson
Sicart, Miguel
Ferreira, Emmanoel
Palavras-chaveComunicação
Videojogos
Communication
Videogames
Data2015
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
RevistaComunicação e Sociedade
CitaçãoZagalo, N., Sicart, M. & Ferreira, E. (2015). Comunicação nos videojogos: nota editorial. Comunicação e Sociedade, 27, 9 – 12. DOI: 10.17231/comsoc.27(2015).2085
Resumo(s)[Excerto] A história dos videojogos, pela sua génese e dependência tecnológicas, tem sido habitualmente traçada por comparação com a história da informática. Contudo, se nos distanciarmos do processo evolutivo e técnico do meio e atendermos aos momentoschave do seu passado, facilmente encontraremos relações com os movimentos e tensões de ordem cultural, económica e social de cada época. Desde logo, o primeiro jogo a funcionar num computador digital, “Spacewar!” (1962), desenvolvido num DEC PDP-1, no Massachussets Institute of Technology (MIT), aponta para problemas específicos daquele período, nomeadamente a corrida às armas dos EUA e da URSS num contexto de Guerra Fria. Em “Spacewar!” simulava-se, num tubo de raios catódicos, um combate entre duas naves espaciais, o que para o diretor criativo da Atari, Paul Steed, “Era um reflexo da época. Existia toda uma paranóia com os russos, um medo dos comunistas atacarem. O jogo atingia assim diretamente o inconsciente coletivo, que dizia ‘temos medo, a guerra pode começar a qualquer momento’”. Longe de constituir um meio neutro, como é a opinião de muitos, os videojogos têm dialogado, implícita ou explicitamente, desde os seus primórdios, com as mais diversas esferas sociais.
[Excerpt] The video game history can be traced to history that goes hand in hand with the history of modern computing. This story, if not taken only by the bias of the “evolution” of digital technologies, can also (and should) be read from key moments that represent movements and tensions of cultural, economic and social, directly related to each of their times. No wonder the first game running on a digital computer, Spacewar !, developed between the years 1961 and 1962 by Steve Russell et. al. on a DEC PDP-1 computer at the Massachusetts Institute of Technology (MIT), points to issues in vogue at the time, notably the arms race between the US and the then USSR in the context of the Cold War: Spacewar! simulates, in a cathode ray tube, a battle between two spacecraft. As stated by the creative director of Atari, Paul Steed, “it was a reflection of the time. There was that paranoia with the Soviets. A fear of the Communists attack. The game directly reached the collective unconscious of society saying, ‘we are afraid the war might burst’”. Far from being a neutral or naïf, as many still insist on seeing them, videogames, since its inception, are consistent (implicitly or explicitly) directly with the various social spheres of their time. Zeitgeist.
TipoEditorial em revista
DescriçãoEnglish version - DOI: 10.17231/comsoc.27(2015).2087
URIhttps://hdl.handle.net/1822/59981
DOI10.17231/comsoc.27(2015).2085
ISSN1645-2089
e-ISSN2183-3575
Versão da editorahttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2085
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2015_Zagalo_Comunicacao-Videojogos_PT.pdfVersão portuguesa70,63 kBAdobe PDFVer/Abrir
2015_Zagalo_Comunicacao-Videojogos_EN.pdfEnglish version69,39 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID