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TítuloO Caminho de Santiago como um recurso didático promotor da competência cultural nas aulas de E/LE
Autor(es)Silva, América Flávia Borges
Pazos-Justo, Carlos
Palavras-chaveCaminho de Santiago
Cultura
Recurso didático
Consciência intercultural
DataMar-2018
EditoraEdições Húmus
Resumo(s)No atual contexto da didática das línguas estrangeiras é consensual dizer-se que língua e cultura fazem parte de um todo indissociável, pois só através da abordagem dos conteúdos culturais é possível chegar a uma aprendizagem eficaz e completa da língua. Assim, a par dos aspetos linguísticos, a componente sociocultural é um elemento chave para o desenvolvimento da competência comunicativa. Esta proposta fundamenta-se, igualmente, no entendimento do Caminho de Santiago como uma prática cultural com um papel relevante relativamente à integração e à unidade entre os diversos povos da Europa, sendo visto como um símbolo de identidade europeia. Contudo, apesar do crescente interesse por este fenómeno cultural, verificámos que o mesmo não tem sido objeto de uma atenção significativa no âmbito E/LE. A exploração do Caminho de Santiago, como recurso didático, pretende que os alunos se aproximem da cultura meta e, simultaneamente, à cultura de origem. Deste modo, apresentar-se várias opções didáticas implementadas, assim como os resultados do projeto anteriormente mencionado.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/60230
ISBN978-989-755-359-2
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

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