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dc.contributor.authorPinto, Ana Cecília Fernandespor
dc.contributor.authorPacheco, Antóniopor
dc.date.accessioned2019-08-05T07:55:43Z-
dc.date.available2019-08-05T07:55:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPinto, A., e Pacheco, A. (2019). Levar a Música à Creche: a Importância de Vivências Musicais. IV Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: O Ensino da Música no Século XXI: Desafios e Compromissos. Programa e Resumos. Lousada: Conservatório do Vale do Sousa.por
dc.identifier.isbn978-989-98993-6-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61142-
dc.description.abstractO presente artigo resulta do trabalho de Estágio, realizado no contexto de Creche, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e pretendeu dar a conhecer a implementação realizada durante o Projeto de Intervenção intitulado Levar a música à Creche: a importância de vivências musicais. O Projeto de Intervenção pretendeu investir na aculturação musical das crianças, através de propostas lúdicas que assumiram como principais objetivos: permitir o usufruto musical; potenciar atividades musicais diversificadas; promover o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; promover a aprendizagem ativa através da música; e compreender o potencial da música na infância. O trabalho desenvolvido teve por base uma aposta na observação e reflexão como formas de resolver problemas e adequar práticas; a metodologia de investigação utilizada foi uma aproximação à Investigação-Ação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram, para além da necessária observação, as notas de campo, o registo fotográfico e a Escala de Envolvimento da Criança: Manual – Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (DQP). Os objetivos propostos para este trabalho foram cumpridos com sucesso, já que os momentos de intervenção se revelaram de investimento na aculturação musical do grupo, criando oportunidades para explorar e usufruir das diversas atividades, de modo a construir conhecimento de forma ativa. As crianças participaram com empenho, dedicação e mostraram-se muito interessadas pelas propostas apresentadas, revelando progressos nas suas aprendizagens, tornando-se mais autónomas e desenvolvendo o sentido de convivência em grupo. A aposta na aculturação musical das crianças desde tenra idade representa, neste sentido, um investimento na educação holística da criança e contribui em grande medida para o estabelecimento de atitudes positivas perante a música.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectAculturação Musicalpor
dc.titleLevar a música à creche: a importância de vivências musicaispor
dc.typeconferenceAbstractpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxlbmNvbnRyb211c2ljYXZhbGVkb3NvdXNhfGd4OjgyNzIzNzZkYTgxYTQzZApor
oaire.citationStartPage8por
oaire.citationEndPage9por
oaire.citationConferencePlaceLousadapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
sdum.conferencePublicationIV Encontro do Ensino Artístico Especializado da Música do Vale do Sousa: O Ensino da Música no Século XXI: Desafios e Compromissospor
oaire.versionVoRpor
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