Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61191
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Schiabel, Daniela | por |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da | por |
dc.date.accessioned | 2019-08-26T10:36:39Z | - |
dc.date.available | 2019-08-26T10:36:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-06 | - |
dc.identifier.citation | Schiabel, D., & Silva. C. (2019). Currículo e desenvolvimento profissional docente. Revista de Estudos Curriculares, n.º 10, Vol. 1, 34-46. Disponível em http://bit.ly/2yGZK0B (consultado em agosto de 2019). | por |
dc.identifier.issn | 2183-8755 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61191 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho é apresentar a articulação entre o currículo e o desenvolvimento profissional. No cenário contemporâneo, o currículo e a formação de professores têm sido assuntos amplamente discutidos, sobretudo por reconhecerem o professor como um ator profissional fundamental para a implantação de mudanças significativas na educação e, consequentemente, para a transformação da sociedade, por meio de uma educação de qualidade. Isto implica, necessariamente, uma séria reflexão sobre o currículo e o desenvolvimento profissional desses professores, que é apresentada neste trabalho em diferentes momentos: construindo significados de currículo; perscrutando o desenvolvimento profissional docente; sendo que, por fim, se procura estabelecer uma relação entre esses dois elementos. Assim, identificamos que a concepção curricular assumida pelo professor está intrinsecamente relacionada ao seu perfil profissional, visto que as suas atitudes em sala de aula evidenciam qual a definição de currículo que sustenta a sua prática. Isso ocorre porque a concepção assumida pelo professor intervém diretamente no seu perfil profissional, uma vez que todas as escolhas realizadas ao longo da carreira estão formando a sua identidade profissional, durante o seu desenvolvimento profissional docente. Sendo assim, a concepção de currículo está intrinsecamente relacionada à prática docente e vice-versa, pois a identidade profissional que se forja no desenvolvimento profissional traz em seu âmago a concepção de currículo que sustenta a sua prática. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.subject | Identidade docente | por |
dc.title | Currículo e desenvolvimento profissional docente | por |
dc.title.alternative | Curriculum and teacher professional development | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/73/52 | por |
oaire.citationStartPage | 34 | por |
oaire.citationEndPage | 46 | por |
oaire.citationIssue | 10 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationVolume | 1 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Revista de Estudos Curriculares | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
REC_2019_n10_vol1_DS_&_CS_73-239-1-PB.pdf | 251,38 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons