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dc.contributor.authorSchiabel, Danielapor
dc.contributor.authorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.date.accessioned2019-08-26T10:36:39Z-
dc.date.available2019-08-26T10:36:39Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.citationSchiabel, D., & Silva. C. (2019). Currículo e desenvolvimento profissional docente. Revista de Estudos Curriculares, n.º 10, Vol. 1, 34-46. Disponível em http://bit.ly/2yGZK0B (consultado em agosto de 2019).por
dc.identifier.issn2183-8755-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61191-
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é apresentar a articulação entre o currículo e o desenvolvimento profissional. No cenário contemporâneo, o currículo e a formação de professores têm sido assuntos amplamente discutidos, sobretudo por reconhecerem o professor como um ator profissional fundamental para a implantação de mudanças significativas na educação e, consequentemente, para a transformação da sociedade, por meio de uma educação de qualidade. Isto implica, necessariamente, uma séria reflexão sobre o currículo e o desenvolvimento profissional desses professores, que é apresentada neste trabalho em diferentes momentos: construindo significados de currículo; perscrutando o desenvolvimento profissional docente; sendo que, por fim, se procura estabelecer uma relação entre esses dois elementos. Assim, identificamos que a concepção curricular assumida pelo professor está intrinsecamente relacionada ao seu perfil profissional, visto que as suas atitudes em sala de aula evidenciam qual a definição de currículo que sustenta a sua prática. Isso ocorre porque a concepção assumida pelo professor intervém diretamente no seu perfil profissional, uma vez que todas as escolhas realizadas ao longo da carreira estão formando a sua identidade profissional, durante o seu desenvolvimento profissional docente. Sendo assim, a concepção de currículo está intrinsecamente relacionada à prática docente e vice-versa, pois a identidade profissional que se forja no desenvolvimento profissional traz em seu âmago a concepção de currículo que sustenta a sua prática.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Estudos Curriculares (APECB)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectIdentidade docentepor
dc.titleCurrículo e desenvolvimento profissional docentepor
dc.title.alternativeCurriculum and teacher professional developmentpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/73/52por
oaire.citationStartPage34por
oaire.citationEndPage46por
oaire.citationIssue10por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista de Estudos Curricularespor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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