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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.advisorSantos, Sandrapor
dc.contributor.authorLopes, Dulce Catarina da Silvapor
dc.date.accessioned2019-09-23T13:52:02Z-
dc.date.available2019-09-23T13:52:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.date.submitted2019-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61461-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractAs dificuldades na aprendizagem da leitura têm importantes repercussões nas trajetórias de vida dos indivíduos. As dificuldades na descodificação têm sido um dos critérios usados na identificação dos alunos em risco na leitura e a sua avaliação é, usualmente, efetuada com recurso à leitura de palavras isoladas, em lista, e pseudopalavras, contemplando-se quer a precisão quer os tempos de latência e de leitura. O objetivo principal deste estudo foi o de determinar qual destes indicadores permite identificar com maior precisão os alunos em risco. A amostra é composta por 72 alunos do 2.º ano de escolaridade, dos quais 14 pertencem ao grupo de alunos “em risco” de dificuldades na aprendizagem da leitura e 58 ao grupo “sem risco”. Foram administrados o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura- Narrativo e o Teste de Leitura de Palavras. Os resultados indicaram que apenas a precisão e o tempo de latência são preditores de dificuldades na aprendizagem da leitura. Ambos identificam com precisão os alunos em risco. São discutidos os resultados analisando-se as implicações dos mesmos para a identificação dos alunos em risco.por
dc.description.abstractReading disabilities have important repercussions on individuals' life trajectories. Decoding difficulties have been one of the criteria used to identify students at-risk for difficulties in reading, and its evaluation is usually carried out through reading isolated words’, words in a list, and pseudowords, considering the accuracy, as well as latency and reading times. The main goal of this study was to determine which of these indicators allows for a more accurate identification of students at-risk for reading disabilities. The sample is composed of 72 students from the second grade, of which 14 are in the group of students “at-risk” for reading disabilities and 58 are in the group “without risk”. The Test of Reading Comprehension of Narrative Texts and the Test of Word Reading were applied. Results showed that accuracy and latency time are significant predictors of reading disabilities. Both predictors accurately identified at-risk students. Results are discussed by analysing the implications of these findings for the identification of at-risk students.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectDificuldades na aprendizagem da leiturapor
dc.subjectPrecisãopor
dc.subjectTempo de latênciapor
dc.subjectTempo de leiturapor
dc.subjectAccuracypor
dc.subjectLatency timepor
dc.subjectReading disabilitiespor
dc.subjectReading timepor
dc.titlePrecisão vs tempo: qual o melhor preditor de dificuldades da leItura?por
dc.title.alternativeAccuracy vs time: what is the best predictor of reading disabilities?por
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202268500por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
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