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TítuloPrecisão vs tempo: qual o melhor preditor de dificuldades da leItura?
Outro(s) título(s)Accuracy vs time: what is the best predictor of reading disabilities?
Autor(es)Lopes, Dulce Catarina da Silva
Orientador(es)Ribeiro, Iolanda
Santos, Sandra
Palavras-chaveDificuldades na aprendizagem da leitura
Precisão
Tempo de latência
Tempo de leitura
Accuracy
Latency time
Reading disabilities
Reading time
Data2019
Resumo(s)As dificuldades na aprendizagem da leitura têm importantes repercussões nas trajetórias de vida dos indivíduos. As dificuldades na descodificação têm sido um dos critérios usados na identificação dos alunos em risco na leitura e a sua avaliação é, usualmente, efetuada com recurso à leitura de palavras isoladas, em lista, e pseudopalavras, contemplando-se quer a precisão quer os tempos de latência e de leitura. O objetivo principal deste estudo foi o de determinar qual destes indicadores permite identificar com maior precisão os alunos em risco. A amostra é composta por 72 alunos do 2.º ano de escolaridade, dos quais 14 pertencem ao grupo de alunos “em risco” de dificuldades na aprendizagem da leitura e 58 ao grupo “sem risco”. Foram administrados o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura- Narrativo e o Teste de Leitura de Palavras. Os resultados indicaram que apenas a precisão e o tempo de latência são preditores de dificuldades na aprendizagem da leitura. Ambos identificam com precisão os alunos em risco. São discutidos os resultados analisando-se as implicações dos mesmos para a identificação dos alunos em risco.
Reading disabilities have important repercussions on individuals' life trajectories. Decoding difficulties have been one of the criteria used to identify students at-risk for difficulties in reading, and its evaluation is usually carried out through reading isolated words’, words in a list, and pseudowords, considering the accuracy, as well as latency and reading times. The main goal of this study was to determine which of these indicators allows for a more accurate identification of students at-risk for reading disabilities. The sample is composed of 72 students from the second grade, of which 14 are in the group of students “at-risk” for reading disabilities and 58 are in the group “without risk”. The Test of Reading Comprehension of Narrative Texts and the Test of Word Reading were applied. Results showed that accuracy and latency time are significant predictors of reading disabilities. Both predictors accurately identified at-risk students. Results are discussed by analysing the implications of these findings for the identification of at-risk students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61461
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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