Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61645
Título: | Espaço e educação: ampliação e reabilitação do centro escolar de “Agro Velho” |
Autor(es): | Pontes, Alexandre Fernandes |
Orientador(es): | Miranda, Elisiário José Vital |
Palavras-chave: | Arquitetura escolar Educação Escola Agro Velho Póvoa de Varzim Reabilitação School architecture Education Agro Velho school Rehabilitation |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | A arquitetura escolar em Portugal tem vindo a evoluir desde o século XIX desde casasescolas
em que o ensino era praticado no local residencial do professor, passando por diversas
alterações tipológicas, até à atualidade onde se verifica que não existe uma tipologia definida,
cabendo ao arquiteto projetar o edifício seguindo o programa e lugar de implantação.
Este trabalho de projeto, pretende alertar para o estado das escolas em Portugal e a
influência que a arquitetura escolar pode ter na educação. Foram analisadas todas as tipologias
de arquitetura escolar em Portugal e o edifício onde se insere o objeto desta dissertação, a Escola
de Agro Velho, na Póvoa de Varzim. Propõe-se para ela um projeto de reabilitação e ampliação
para centro escolar de ensino pré-primário e primário, de acordo com as exigências indicadas pela
Divisão e Gestão de Projetos da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Primeiramente, foi definido em reunião com o arquiteto responsável da Câmara Municipal
o programa pretendido para o projeto. Seguidamente, foram realizadas visitas à escola em questão
e entrevistas a profissionais de educação para esclarecer as vivências diárias de um centro escolar.
Este projeto assenta na separação das funções do programa em três volumes distintos:
jardim-de-infância, ensino primário e pavilhão gimnodesportivo para a comunidade. Na realização
deste projeto foi realçada a importância dos estímulos sensoriais no desenvolvimento infantil, o
que se refletiu na materialização e na iluminação dos espaços internos.
Este trabalho serve de ponte entre a experiência acadêmica adquirida e a futura prática
profissional. The school architecture in Portugal has been evolving since the nineteenth century, from school-houses in which the teaching was practiced in the teacher's residential area, passing through several typological changes, up to the present time where it is verified that there is no defined typology, where the architect designs the building following the program and the implantation terrain. This project work intends to alert to the state of schools in Portugal and the role that school architecture can play on education. All types of portuguese school architecture were analyzed, including the object of this dissertation, the Agro Velho School, in Póvoa de Varzim. A rehabilitation and expansion project are proposed for kindergarten and primary school, according to the requirements indicated by the Division and Project Management of the City Hall of Póvoa de Varzim. First, the program for the project was defined in a meeting with the responsible architect of the Municipality of Póvoa de Varzim. Then, visits were made to the school in question and interviews with education professionals to clarify the daily experiences of a school. This project is based on the separation of functions into three different volumes: kindergarten, primary school and gymnastic pavilion for the community. This project focused in the importance of the sensations in child development and it was reflected in the materialization of the buildings. This project proposal works as a bridge between the acquired academic experience and future professional practice. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Construção e Tecnologia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61645 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese de Mestrado_Alexandre Fernandes Pontes_2019.pdf | 25,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexo.zip | 13,73 MB | Unknown | Ver/Abrir |