Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61884

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSaraiva, Ana Beatrizpor
dc.contributor.authorPereira, Beatrizpor
dc.contributor.authorZamith Cruz, Judite Mariapor
dc.date.accessioned2019-10-30T17:19:25Z-
dc.date.available2019-10-30T17:19:25Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSaraiva, A. B., Pereira, B. & Cruz, J. M. Z. (2019).Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 24(1):89-107.por
dc.identifier.issn2318-0870-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61884-
dc.description.abstractEste estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F44245%2F2008/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectFracasso escolarpor
dc.subjectViolência juvenilpor
dc.titleViolência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantespor
dc.title.alternativeJuvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathwayspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4245por
oaire.citationStartPage89por
oaire.citationEndPage107por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume24por
dc.identifier.doi10.24220/2318-0870v24n1a4245por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista de Educação PUC-Campinaspor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Saraiva 2019.pdf516,54 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID