Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61884
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Saraiva, Ana Beatriz | por |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz | por |
dc.contributor.author | Zamith Cruz, Judite Maria | por |
dc.date.accessioned | 2019-10-30T17:19:25Z | - |
dc.date.available | 2019-10-30T17:19:25Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Saraiva, A. B., Pereira, B. & Cruz, J. M. Z. (2019).Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, 24(1):89-107. | por |
dc.identifier.issn | 2318-0870 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61884 | - |
dc.description.abstract | Este estudo de caso integra uma investigação mais abrangente na área da violência e criminalidade e analisa a construção narrativa das vivências de violência na escola, relatadas por um grupo de reclusos portugueses, tendo como pano de fundo seus percursos escolares. Os dez participantes, com idade entre 19 e 46 anos, foram entrevistados nos Açores. Foi utilizado um roteiro de entrevista, especificamente construído para esta investigação, com o conjunto de tópicos a serem abordados em tom informal. O tratamento de dados de nível descritivo e interpretativo seguiu a Análise de Conteúdo segundo Bardin e centrou-se em dados retrospectivos, colhidos por entrevista, relativos a episódios específicos de violência e bullying em contexto escolar. Foram identificados quatro tipos distintos de percursos de violência infantil e juvenil, principalmente bullying, envolvendo vítima e agressor, defensor da vítima, vítima com coping eficaz e observador passivo. O estudo analisa os fatores de desencadeamento e manutenção desses percursos, com impacto no desempenho escolar, bem como discute as implicações para a prevenção secundária e o diagnóstico diferencial. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F44245%2F2008/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Bullying | por |
dc.subject | Estudo de caso | por |
dc.subject | Fracasso escolar | por |
dc.subject | Violência juvenil | por |
dc.title | Violência juvenil, bullying e insucesso escolar: memórias de infância e o início de trajetórias desviantes | por |
dc.title.alternative | Juvenile violence, bullying and academic underachievement: Childhood memories and the onset of deviant pathways | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/4245 | por |
oaire.citationStartPage | 89 | por |
oaire.citationEndPage | 107 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationVolume | 24 | por |
dc.identifier.doi | 10.24220/2318-0870v24n1a4245 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Revista de Educação PUC-Campinas | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Saraiva 2019.pdf | 516,54 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons