Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62162

TítuloRelação entre a prática de atividades físicas desportivas extracurriculares e o aproveitamento das aulas de Educação Física
Outro(s) título(s)Relationship between extracurricular sports physical activity and the appropriation of Physical Education classes
Autor(es)Lopes, Cátia Rafaela Rodrigues
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Palavras-chaveAtividade física
Extracurricular
Educação física
Alunos
Aproveitamento
Physical activity
Extracurricular
PE
Students
Exploitation
Data2018
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio insere-se no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade do Minho e pretende clarificar toda a prática de ensino supervisionada. O estágio pedagógico (EP) é registado como o compilar de aprendizagens e experiencias adquiridas, onde nós enquanto alunos de mestrado aplicamos a componente teórica. O relatório que aqui apresentamos está organizado em três capítulos: Capítulo I - Enquadramento do projeto de Prática de Ensino Supervisionada (PES) onde se situa o contexto pessoal; o contexto institucional. No enquadramento pessoal relato de forma breve o meu percurso escolar/ profissional e como tudo surgiu (o gosto pela área). No enquadramento institucional surge a caraterização do meio envolvente, da escola e da turma; Capítulo II - Enquadramento Pedagógico/científico que está dividido em duas áreas: Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem (engloba a conceção, planeamento, realização e avaliação do ensino); Área 2 – Participação na escola e relação com a comunidade educativa (atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio); Capítulo III – Investigação e desenvolvimento profissional. Neste capítulo desenvolvemos um pequeno estudo que tinha como objetivo conhecer se os alunos que praticam atividade física desportiva extracurricular apresentam melhor aproveitamento a Educação Física do que os alunos que não praticam. A amostra foi constituída por 57 alunos do género masculino e feminino do 9º ano de escolaridade. O instrumento que foi utilizado foi o questionário adaptado (Frade, 2013). Quanto ao tratamento dos dados foi feita uma análise descritiva de modo a encontrar diferenças dos alunos que praticam atividade física desportiva extracurricular e os alunos que não praticam. Os resultados revelaram que existem diferenças entre os alunos que praticam atividade física desportiva extracurricular e os alunos que não praticam, relativamente ao aproveitamento nas aulas de Educação Física.
The present Internship Report is included in the syllabus of the Masters in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the University of Minho and aims to clarify the whole practice of supervised teaching. The pedagogical stage (EP) is recorded as the compilation of acquired learning and experiences, where we as masters students apply the theoretical component. The report presented here is organized into three chapters: Chapter I - Framework of the Supervised Teaching Practice (ESP) project where the personal context is situated; the institutional context. In the personal context I briefly describe my school / professional course and how everything came about (the taste for the area). In the institutional framework, the characterization of the surrounding environment, of the school and of the class appears; Chapter II - Pedagogical / scientific framework that is divided into two areas: Area 1 - Organization and management of teaching and learning (encompasses the design, planning, implementation and evaluation of teaching); Area 2 - Participation in school and relationship with the educational community (activities developed by the internship nucleus); Chapter III - Research and professional development. In this chapter we developed a small study that aimed to know if the students who practice extracurricular sports physical activity present better use of physical education than students who do not practice. The sample consisted of 57 male and female students of the 9th grade. The instrument that was used was the adapted questionnaire (Frade, 2013). Regarding the treatment of the data, a descriptive analysis was made in order to find differences of the students who practice extracurricular physical activity and the students who do not practice. The results revealed that there are differences between the students who practice extracurricular physical activity and the students who do not practice, regarding the use in Physical Education classes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62162
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cátia Rafaela Rodrigues Lopes.pdf3,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID