Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/62162
Título: | Relação entre a prática de atividades físicas desportivas extracurriculares e o aproveitamento das aulas de Educação Física |
Outro(s) título(s): | Relationship between extracurricular sports physical activity and the appropriation of Physical Education classes |
Autor(es): | Lopes, Cátia Rafaela Rodrigues |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Atividade física Extracurricular Educação física Alunos Aproveitamento Physical activity Extracurricular PE Students Exploitation |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio insere-se no plano de estudos do Mestrado em
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade do Minho
e pretende clarificar toda a prática de ensino supervisionada.
O estágio pedagógico (EP) é registado como o compilar de aprendizagens e
experiencias adquiridas, onde nós enquanto alunos de mestrado aplicamos a componente
teórica.
O relatório que aqui apresentamos está organizado em três capítulos:
Capítulo I - Enquadramento do projeto de Prática de Ensino Supervisionada (PES) onde
se situa o contexto pessoal; o contexto institucional. No enquadramento pessoal relato de
forma breve o meu percurso escolar/ profissional e como tudo surgiu (o gosto pela área).
No enquadramento institucional surge a caraterização do meio envolvente, da escola e da
turma; Capítulo II - Enquadramento Pedagógico/científico que está dividido em duas
áreas: Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem (engloba a conceção,
planeamento, realização e avaliação do ensino); Área 2 – Participação na escola e relação
com a comunidade educativa (atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio); Capítulo
III – Investigação e desenvolvimento profissional. Neste capítulo desenvolvemos um
pequeno estudo que tinha como objetivo conhecer se os alunos que praticam atividade
física desportiva extracurricular apresentam melhor aproveitamento a Educação Física
do que os alunos que não praticam. A amostra foi constituída por 57 alunos do género
masculino e feminino do 9º ano de escolaridade. O instrumento que foi utilizado foi o
questionário adaptado (Frade, 2013). Quanto ao tratamento dos dados foi feita uma
análise descritiva de modo a encontrar diferenças dos alunos que praticam atividade física
desportiva extracurricular e os alunos que não praticam. Os resultados revelaram que
existem diferenças entre os alunos que praticam atividade física desportiva
extracurricular e os alunos que não praticam, relativamente ao aproveitamento nas aulas
de Educação Física. The present Internship Report is included in the syllabus of the Masters in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education of the University of Minho and aims to clarify the whole practice of supervised teaching. The pedagogical stage (EP) is recorded as the compilation of acquired learning and experiences, where we as masters students apply the theoretical component. The report presented here is organized into three chapters: Chapter I - Framework of the Supervised Teaching Practice (ESP) project where the personal context is situated; the institutional context. In the personal context I briefly describe my school / professional course and how everything came about (the taste for the area). In the institutional framework, the characterization of the surrounding environment, of the school and of the class appears; Chapter II - Pedagogical / scientific framework that is divided into two areas: Area 1 - Organization and management of teaching and learning (encompasses the design, planning, implementation and evaluation of teaching); Area 2 - Participation in school and relationship with the educational community (activities developed by the internship nucleus); Chapter III - Research and professional development. In this chapter we developed a small study that aimed to know if the students who practice extracurricular sports physical activity present better use of physical education than students who do not practice. The sample consisted of 57 male and female students of the 9th grade. The instrument that was used was the adapted questionnaire (Frade, 2013). Regarding the treatment of the data, a descriptive analysis was made in order to find differences of the students who practice extracurricular physical activity and the students who do not practice. The results revealed that there are differences between the students who practice extracurricular physical activity and the students who do not practice, regarding the use in Physical Education classes. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62162 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cátia Rafaela Rodrigues Lopes.pdf | 3,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |