Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6330

TítuloRODA: Repositório de Objectos Digitais Autênticos
Autor(es)Ferreira, Miguel
Castro, Rui
Ramalho, José Carlos
Barbedo, Francisco
Corujo, Luís
Faria, Luís
Palavras-chavePreservação Digital
Autenticidade
OAIS
Repositório
EAD
METS
PREMIS
Fedora
Migração
RODA
Governo electrónico
Arquivo digital
Objectos digitais
Data29-Mar-2007
EditoraAssociação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação
CitaçãoIn CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 9, Ponta Delgada, Portugal, 2007 – “Bibliotecas e arquivos : informação para a cidadania, o desenvolvimento e a inovação : actas” [CD-ROM]. [S.l.] : Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, 2007. ISBN 978-972-9067-37-2.
Resumo(s)Um Arquivo Digital é uma estrutura que compreende tecnologia, recursos humanos e um conjunto de políticas para incorporar, gerir e acessibilizar, numa perspectiva continuada, objectos digitais de natureza arquivística. A informação de arquivo distingue-se de qualquer outra pelo facto de ser produzida com o propósito primário de constituir prova de uma actividade organizacional. Por esse facto a sua estabilidade e perenidade têm que ser asseguradas de forma a garantir as suas propriedades básicas ao longo do tempo: integridade, fiabilidade e autenticidade. Tudo isto é complicado pelo facto de o objecto digital ser extremamente volátil. Dependente de um sistema intermediário (software e hardware) integrado numa indústria altamente competitiva e evolutiva, observam-se prazos de retrocompatibilidade assegurados pelas empresas desenvolvedoras da ordem dos 5 anos. Isto significa que 5 anos é sensivelmente é o período de “auto-preservação” dos objectos digitais. Neste contexto a prática de preservação digital deverá entrar nos planos de actividades e preocupações das instituições. O problema reside em como guardar de forma operacionalmente útil os objectos digitais que irão ser necessários às actividades da Organização durante períodos de tempo muito superiores ao prazo de “auto-preservação? O RODA (Repositório de Objectos Digitais Autênticos) é um projecto lançado pelo Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (Brevemente Direcção Geral de Arquivos – DGARQ) que conta com a colaboração da Universidade do Minho e que pretende abordar de forma sistemática estas questões no intuito de vir a colmatar um vazio actualmente existente relativamente à gestão continuada de objectos digitais.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6330
ISBN978-972-9067-37-2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DI/CCTC - Artigos (papers)
DSI - Sociedade da Informação
KEEPS - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo.pdfArtigo677,08 kBAdobe PDFVer/Abrir
apresentacao.pdfApresentação1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID