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https://hdl.handle.net/1822/63537
Título: | Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas |
Outro(s) título(s): | A social-semiotic approach of advertising imagery in women’s magazines |
Autor(es): | Pinto-Coelho, Zara |
Palavras-chave: | Corpo Heterossexualidade Revistas femininas sociossemiótica Body Heterosexuality Women’s magazines Social semiotics |
Data: | 2013 |
Editora: | Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM) |
Revista: | dObra[s] |
Citação: | Pinto-Coelho, Z. (2013). Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas. dObra[s], 6(14), 98-107. https://doi.org/10.26563/dobras.v6i14.60 |
Resumo(s): | Há razões para acreditar que os corpos das mulheres heterossexuais ganharam
um novo protagonismo na publicidade e nas revistas de moda atuais com o
surgimento de uma nova figura, crescentemente globalizada, da mulher que afirma a
sua feminilidade por meio de um corpo sexy – e não apenas belo, mas “saudável” –,
e na escolha e afirmação livre do mesmo, um processo apresentado como fonte de
empoderamento individual, motivo de celebração, de divertimento e de prazer. Neste
artigo, pretendo, a partir de uma abordagem sociossemiótica, sublinhar a complexidade
dos processos envolvidos na comunicação desse tipo de imagem no contexto de
revistas femininas publicadas em Portugal. Importa compreender essa complexidade
antes de opinarmos sobre os modos como esse tipo de imagem interfere na relação
que cada uma de nós tem consigo mesma. There are reasons to believe that the bodies of heterosexual women gained new prominence in today advertising and fashion magazines with the rise of a new increasingly globalized figure: the woman who asserts her femininity by portraying a sexy body – not just beautiful, but “healthy” –, freely chosen and asserted, a process presented as a source of individual empowerment, a cause for celebration, fun and pleasure. In this article I intend to return to the debate, based on a social-semiotic approach, to underline the complexity of the processes involved in the communication of such images, in the context of women’s magazines published in Portugal. It is important to understand this complexity before passing judgments on the ways such images interfere in the relationship we have with ourselves. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63537 |
DOI: | 10.26563/dobras.v6i14.60 |
ISSN: | 1982-0313 |
e-ISSN: | 2358-0003 |
Versão da editora: | https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/60 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals DCC - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2013_Pinto-Coelho_Uma-abordagem-sociossemiotica-das-imagens-publicitarias-nas-revistas-femininas.pdf | 428,25 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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