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TítuloUma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas
Outro(s) título(s)A social-semiotic approach of advertising imagery in women’s magazines
Autor(es)Pinto-Coelho, Zara
Palavras-chaveCorpo
Heterossexualidade
Revistas femininas
sociossemiótica
Body
Heterosexuality
Women’s magazines
Social semiotics
Data2013
EditoraAssociação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM)
RevistadObra[s]
CitaçãoPinto-Coelho, Z. (2013). Uma abordagem sociossemiótica das imagens publicitárias nas revistas femininas. dObra[s], 6(14), 98-107. https://doi.org/10.26563/dobras.v6i14.60
Resumo(s)Há razões para acreditar que os corpos das mulheres heterossexuais ganharam um novo protagonismo na publicidade e nas revistas de moda atuais com o surgimento de uma nova figura, crescentemente globalizada, da mulher que afirma a sua feminilidade por meio de um corpo sexy – e não apenas belo, mas “saudável” –, e na escolha e afirmação livre do mesmo, um processo apresentado como fonte de empoderamento individual, motivo de celebração, de divertimento e de prazer. Neste artigo, pretendo, a partir de uma abordagem sociossemiótica, sublinhar a complexidade dos processos envolvidos na comunicação desse tipo de imagem no contexto de revistas femininas publicadas em Portugal. Importa compreender essa complexidade antes de opinarmos sobre os modos como esse tipo de imagem interfere na relação que cada uma de nós tem consigo mesma.
There are reasons to believe that the bodies of heterosexual women gained new prominence in today advertising and fashion magazines with the rise of a new increasingly globalized figure: the woman who asserts her femininity by portraying a sexy body – not just beautiful, but “healthy” –, freely chosen and asserted, a process presented as a source of individual empowerment, a cause for celebration, fun and pleasure. In this article I intend to return to the debate, based on a social-semiotic approach, to underline the complexity of the processes involved in the communication of such images, in the context of women’s magazines published in Portugal. It is important to understand this complexity before passing judgments on the ways such images interfere in the relationship we have with ourselves.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63537
DOI10.26563/dobras.v6i14.60
ISSN1982-0313
e-ISSN2358-0003
Versão da editorahttps://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/60
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals
DCC - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
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2013_Pinto-Coelho_Uma-abordagem-sociossemiotica-das-imagens-publicitarias-nas-revistas-femininas.pdf428,25 kBAdobe PDFVer/Abrir

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