Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/64434
Título: | As Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de Educação de Infância: um estudo com educadoras na fase do desencanto |
Outro(s) título(s): | Information and Communication Technologies in Early Childhood Education: a study with educators in the disenchantment stage |
Autor(es): | Meleiro, Filomena Lencastre, José Alberto |
Palavras-chave: | TIC desencanto docente carreira docente educação de infância |
Data: | Set-2019 |
Citação: | Meleiro, F. & Lencastre, J. A. (2019). As Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de Educação de Infância: um estudo com educadoras na fase do desencanto. In Alfonso Barca Lozano & Bento Duarte da Silva (orgs.), Atas do XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía (pp.3690-3705). A Coruña: ACIP. |
Resumo(s): | O presente artigo contempla parte de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em Tecnologia Educativa. Visou aportar alguns contributos para a compreensão do fenómeno da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contexto de Educação de Infância com um grupo de educadoras que se encontra na 4ª fase da carreira docente: a etapa do desencanto. Seguindo uma abordagem exploratória de natureza descritiva, com um design de estudo de caso, focou aspetos como a utilização das TIC em termos pessoais e profissionais. Para a recolha de dados usou-se um inquérito por questionário, composto principalmente por questões fechadas. Dividido em duas partes, a primeira, recolheu informações de caracterização pessoal e profissional e a segunda sobre a utilização das TIC em contextos de educação de infância. As informações obtidas foram examinadas fazendo o cruzamento com os normativos legais- Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar (OCEPE, 2016) e a bibliografia de autores de referência. A investigação possibilitou a identificação de um desfasamento entre as concessões teóricas e a prática docente, revelando, contudo, a importância atribuída pelas educadoras de infância às tecnologias em termos pessoais e profissionais. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64434 |
ISBN: | 978-84-9749-726-8 |
Versão da editora: | https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_XVCongreso_Filomena_Meleiro.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons