Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6682

TítuloA internet na sala de aula de matemática : um estudo de caso no 6.º ano de escolaridade
Autor(es)Fornelos, Luís Pedro Gonçalves Novo
Orientador(es)Portela, José Henrique da Costa
Data31-Mar-2007
Resumo(s)A Internet tem-se vindo a implementar na sociedade, principalmente no que diz respeito ao acesso à informação e à comunicação. Este estudo qualitativo foi realizado com um grupo de dezoito alunos de uma turma do 6.0 ano de escolaridade da Escola EB 2, 3/8 de Barroselas. Investigou-se a utilização da Internet na sala de aula de Matemática, recorrendo aos meios existente na escola. Assim, averiguou-se o tipo de actividades que é possível realizar na aula de Matemática do 2.º Ciclo com recurso à Internet e examinou-se o papel dos alunos nesta situação. Investigou-se quais as potencialidades da Internet com as quais os alunos interagem melhor na sala de aula e fora dela, e, como integrar este recurso com os outros existentes na sala de aula, indo de encontro ao currículo e desenhando um ambiente educacional adequado. Analisou-se se possuem ou não um papel activo na construção das suas aprendizagens, quais as dificuldades que sentem, como as ultrapassam e quais as vantagens e desvantagens que vêem na utilização da Internet na sala de aula.
The Internet has been implementing itself in society, especially on the concern of information and communication access. This qualitative study was made with a group of eighteen 6th grade students from a Math c1ass in the EB 2, 3/S de Barroselas School. We have investigated the use of Internet in the Math c1assroom, using only the school resources. We've analyzed the kind of activities using the Internet, which is possible to explore in the 6th grade Math c1assroom, as well as the students role in this situation. We have studied the Internet potentialities that students interact better with, whether inside or outside the c1assroom, how to integrate this resource with the others that already exist in the c1assroom, following the math curriculum and creating a good learning environment. We've investigated if the students have an active role constructing their knowledge, what kind of difficulties they have and what they do to overcome them, as well as the advantages or disadvantages that they see in the c1assroom's Internet use.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoMestrado em Estudos da Criança, especialização em Ensino e Aprendizagem da Matemática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6682
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DCILM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Internet na Sala de Aula de Matematica - Mestrado - Pedro_Fornelos.pdf2,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID