Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/67122
Título: | Auditoria forense em Portugal: pertinência da criação de uma formação avançada no ensino superior em Portugal |
Autor(es): | Xavier, Diana Maria Soares |
Orientador(es): | Menezes Montenegro, Tânia |
Palavras-chave: | Auditoria Auditoria forense Competências Conhecimentos Portugal Auditing Forensic audit Skills Knowledge |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | Nesta dissertação, defendemos a criação de uma formação avançada em auditoria forense
no ensino superior português, com vista à posterior certificação profissional individual do auditor
forense, no sentido do reconhecimento e regulamentação da profissão em Portugal. Assim, os
principais objetivos deste trabalho são: 1) averiguar a pertinência da criação de uma formação
avançada em auditoria forense, no ensino superior em Portugal; 2) analisar e definir o perfil do
auditor forense, tendo em conta as competências-base e características relevantes; 3) explorar e
definir as áreas de conhecimento essenciais para a formação do auditor forense. De modo a
responder aos objetivos de investigação, construiu-se um modelo teórico com base nos estudos
de Davis et al. (2009) e Digabriele (2008), e que contempla as core skills para a prática da auditoria
forense, as enhanced skills necessárias para a deteção de fraude económico-financeira, as
principais características que o auditor forense deve possuir, e as áreas de conhecimento
essenciais para a formação do auditor forense, que foi validado através da análise das perceções
de uma amostra de indivíduos composta por professores do ensino superior em Portugal das áreas
da contabilidade e auditoria e do representante do organismo máximo de supervisão da auditoria
em Portugal. A maioria dos respondentes não é apologista da criação de uma certificação
individual, mas sim do exercício da auditoria forense por meio de equipa multidisciplinar. Quanto
à pertinência da criação de uma formação avançada em auditoria forense no ensino superior em
Portugal, os professores, concordam com a criação dessa formação no ensino superior, enquanto
o representante do organismo de supervisão da auditoria em Portugal, defende a criação de uma
formação avançada ministrada pela OROC em colaboração com o IPAI. De forma global, observase
a validação, por parte da maioria dos respondentes, do modelo teórico usado nesta dissertação
e das suas componentes (as core skills para a prática da auditoria forense, as enhanced skills
necessárias para a deteção de fraude económico-financeira, as principais características que o
auditor forense deve possuir, e as áreas de conhecimento essenciais para a formação do auditor
forense). Assim, este modelo poderá servir como base para o desenho de uma formação avançada
em auditoria forense, bem como para iniciar o caminho no sentido da criação de uma certificação
profissional para o auditor forense, e da regulamentação e do reconhecimento oficial da profissão
em Portugal. In this master dissertation we advocate the creation of an advanced forensic auditing (forensic accounting) degree (bachelor, master or a graduate certificate program) in the national in higher education system, in order to the subsequent individual professional certification, and the formal recognition and regulation of the profession in Portugal.1 The main objectives are: 1) to explore the pertinence of the creation of an advanced degree in forensic auditing, in higher education in Portugal; 2) analyze and define the forensic auditor profile, by considering its basic skills and relevant characteristics; 3) explore and define the relevant knowledge areas for the advanced forensic auditing degree. To answer the research objectives, we built a theoretical model based on the Davis et al. (2009) and Digabriele (2008) studies, that includes the core skills for the practice of forensic auditing, the enhanced skills for economic and financial fraud detection, the main characteristics that the forensic auditor must possess, and the essential areas of knowledge for forensic auditor education and training. This model was then validated through the perceptions of a sample of Portuguese teachers of higher education in accounting and auditing areas and the representative of the Portuguese Auditing Oversight Board. The majority of respondents are not in favor of creating an individual certification, but, rather, in favor of the exercise of forensic auditing through a multidisciplinary team. Regarding the creation of an advanced forensic auditing degree (or a graduate certificate program) in higher education system in Portugal, the majority of teachers agree with that, while the representative of the Portuguese Auditing Oversight Board, contends the creation of an advanced training program taught by OROC in collaboration with IPAI. Overall, most of the respondents validate the theoretical model used in this study and its components (the core skills for the practice of forensic auditing, the enhanced skills to detect economic and financial fraud, the relevant characteristics of a forensic auditor, and the essential areas of knowledge for the forensic auditor education and training). Thus, we argue that this theoretical model can be used as a basis for designing an advanced forensic auditing degree (or graduate certificate program), as well as to walk the path towards the creation of a professional certification for the forensic auditor, and the regulation and official recognition of the profession in Portugal. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Contabilidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/67122 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DianaMariaSoaresXavierPG36413.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons