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https://hdl.handle.net/1822/67610
Título: | Valores de vida de universitários portugueses: conhecer para promover a adaptação à universidade |
Outro(s) título(s): | Life values of portuguese university students: knowing to promote adaptation to university |
Autor(es): | Moreira, Ana Sofia Ribeiro |
Orientador(es): | Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares |
Palavras-chave: | Adaptação à universidade Estudantes universitários Teoria funcionalista Valores básicos de vida Adaptation to university University students Functionalist theory Basic values of life |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | Numa perspetiva funcionalista os valores de vida são uma expressão cognitiva
das necessidades humanas e princípios que orientam a seleção e avaliação de
eventos e comportamentos, mas verifica-se a escassez de estudos dos valores de
vida com estudantes universitários portugueses. O objetivo deste estudo foi
explorar os valores de vida que regem os universitários portugueses, verificando a
existência de diferenças entre mulheres e homens e variações entre o 1º e 2º ciclo
de ensino, com uma amostra de 454 universitários portugueses de vários cursos
da Universidade do Minho. Os estudantes preencheram um questionário
sociodemográfico e o Questionários dos Valores Básicos. Os resultados indicam
que os valores a que estes universitários dão mais importância são os das
subfunções existência e interativa, sendo que as mulheres dão mais relevância
aos valores da subfunção normativa e os homens aos valores da subfunção
realização. Em relação aos ciclos de ensino, estes universitários do 1º ciclo dão
mais importância aos valores da subfunção normativa do que os do 2º ciclo. Estes
resultados permitem que as universidades adequem os seus sistemas de ensino
de acordo com os valores priorizados pelos seus estudantes, respondendo de
forma mais eficaz às suas necessidades promovendo o desenvolvimento da sua
carreira. From a functionalist perspective, life values are a cognitive expression of human needs and principles that guide the selection and evaluation of events and behaviors, but there is a scarcity of studies on life values with portuguese university students. The aim of this study was to explore the life values that govern portuguese university students, verifying the existence of differences between women and men and variations between the 1st and 2nd cycle of education, with a sample of 454 portuguese students from various courses at the University of Minho. The students completed a sociodemographic questionnaire and the Basic Values Questionnaire. The results indicate that the values to which these university students give more importance are those of the existence and interactive subfunctions, with women giving more relevance to the values of the normative subfunction and men to the values of the realization subfunction. In relation to the teaching cycles, these university students in the 1st cycle give more importance to the values of the normative subfunction than students in the 2nd cycle. These results allow universities to adapt their education systems according to the values prioritized by their students, responding more effectively to their needs by promoting their career development. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/67610 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CIPsi - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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