Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/67610

TítuloValores de vida de universitários portugueses: conhecer para promover a adaptação à universidade
Outro(s) título(s)Life values of portuguese university students: knowing to promote adaptation to university
Autor(es)Moreira, Ana Sofia Ribeiro
Orientador(es)Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares
Palavras-chaveAdaptação à universidade
Estudantes universitários
Teoria funcionalista
Valores básicos de vida
Adaptation to university
University students
Functionalist theory
Basic values of life
Data2020
Resumo(s)Numa perspetiva funcionalista os valores de vida são uma expressão cognitiva das necessidades humanas e princípios que orientam a seleção e avaliação de eventos e comportamentos, mas verifica-se a escassez de estudos dos valores de vida com estudantes universitários portugueses. O objetivo deste estudo foi explorar os valores de vida que regem os universitários portugueses, verificando a existência de diferenças entre mulheres e homens e variações entre o 1º e 2º ciclo de ensino, com uma amostra de 454 universitários portugueses de vários cursos da Universidade do Minho. Os estudantes preencheram um questionário sociodemográfico e o Questionários dos Valores Básicos. Os resultados indicam que os valores a que estes universitários dão mais importância são os das subfunções existência e interativa, sendo que as mulheres dão mais relevância aos valores da subfunção normativa e os homens aos valores da subfunção realização. Em relação aos ciclos de ensino, estes universitários do 1º ciclo dão mais importância aos valores da subfunção normativa do que os do 2º ciclo. Estes resultados permitem que as universidades adequem os seus sistemas de ensino de acordo com os valores priorizados pelos seus estudantes, respondendo de forma mais eficaz às suas necessidades promovendo o desenvolvimento da sua carreira.
From a functionalist perspective, life values are a cognitive expression of human needs and principles that guide the selection and evaluation of events and behaviors, but there is a scarcity of studies on life values with portuguese university students. The aim of this study was to explore the life values that govern portuguese university students, verifying the existence of differences between women and men and variations between the 1st and 2nd cycle of education, with a sample of 454 portuguese students from various courses at the University of Minho. The students completed a sociodemographic questionnaire and the Basic Values Questionnaire. The results indicate that the values to which these university students give more importance are those of the existence and interactive subfunctions, with women giving more relevance to the values of the normative subfunction and men to the values of the realization subfunction. In relation to the teaching cycles, these university students in the 1st cycle give more importance to the values of the normative subfunction than students in the 2nd cycle. These results allow universities to adapt their education systems according to the values prioritized by their students, responding more effectively to their needs by promoting their career development.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/67610
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Ana Sofia Moreira.pdf313,9 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID