Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68188

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jorge Luizpor
dc.contributor.authorOliveira, Wanderlei Abadiopor
dc.contributor.authorKomatsu, André Vilelapor
dc.contributor.authorZequinão, Marcela Almeidapor
dc.contributor.authorPereira, Beatrizpor
dc.contributor.authorCaravita, Simona Carla Silviapor
dc.contributor.authorSkrzypiec, Gracepor
dc.contributor.authorSilva, Marta Angélica Iossipor
dc.date.accessioned2020-11-15T23:25:10Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationda Silva, J.L., de Oliveira, W.A., Komatsu, A.V. et al. Associations Between Bullying and Depression Among Students in School Transition. Trends in Psychol. 28, 72–84 (2020). https://doi.org/10.1007/s43076-020-00017-3ween bullying and depression among students in school transition. Trends in Psychology, 28, 72-84.por
dc.identifier.issn2358-1883por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/68188-
dc.description.abstractBullying affects the health and development of children and adolescents. This study examined the relationships between depression and students’ profiles in regard to their involvement with bullying (as victim, bully, or bully victim), among students transitioning to middle school. A total of 408 6th grade students (54.9% girls; mean age = 11.3 years; SD = 0.62 years) from six Brazilian public schools participated in this study. The participants completed the Aggression and Peer Victimization Scale and the Children’s Depression Inventory. Data were analyzed using variance analysis (ANOVA), Spearman’s correlation coefficient, and logistic regression. Bully victim were nine times more likely to be depressive compared with students not involved with bullying (β = 2.246, OR = 9.44, p = 0.002), while victims were six times more likely (β = 1.843, OR = 6.31, p = 0.010). Among girls, depression was significantly correlated with all forms of bullying and victimization (physical, verbal, relational). Among boys, only verbal and relational victimization was significantly correlated with depression. This study’s results contribute to understanding the relationship between depression and bullying during school transition.por
dc.description.abstractO bullying afeta a saúde e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Este estudo examinou as relações entre depressão e os perfis de participação no bullying (vítima, agressor ou vítima-agressora) de estudantes em transição escolar. Um total de 408 estudantes do 6° ano (54,9% meninas; média de idade = 11,3 anos; desvio-padrão = 0,62 anos) de seis escolas públicas brasileiras participaram deste estudo. Os participantes responderam a Escala de Agressão e Vitimização entre Pares e o Inventário de Depressão Infantil. Os dados foram analisados mediante análise de variância (ANOVA), coeficiente de correlação de Spearman e regressão logística. Os resultados indicaram que as vítimas-agressoras foram nove vezes mais propensos a serem depressivas em comparação com os alunos não envolvidos com o bullying (β = 2.246, OR = 9,44, p = 0,002), enquanto as vítimas eram seis vezes mais prováveis (β = 1,843, OR = 6,31, p = 0,010). Entre as meninas, a depressão foi significativamente correlacionada com todas as formas de bullying e vitimização (física, verbal e relacional). Entre os meninos, apenas a vitimização verbal e relacional foi significativamente correlacionada à depressão. Os resultados deste estudo contribuem para entender a relação entre depressão e bullying durante a transição escolar.por
dc.description.sponsorshipPortuguese national funds through the FCT (Foundation for Science and Technology) within the framework of the CIEC (Research Center for Child Studies of the University of Minho) project under the reference UIDB/00317/2020por
dc.language.isoengpor
dc.publisherSpringerpor
dc.relationUIDB/00317/2020por
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectViolencepor
dc.subjectVictimizationpor
dc.titleAssociations between bullying and depression among students in school transitionpor
dc.title.alternativeAssociações entre bullying e depressão em estudantes em transição escolarpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://link.springer.com/article/10.1007/s43076-020-00017-3por
oaire.citationStartPage72por
oaire.citationEndPage84por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume28por
dc.identifier.eissn2358-1883-
dc.identifier.doi10.1007/s43076-020-00017-3por
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalTrends in Psychologypor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Silva 2020.pdf
Acesso restrito!
344,86 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID