Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68227

TítuloA metáfora do Grifo na obra de Januário Godinho: entre modernismo, contextualismo e representação de poder
Autor(es)Fernandes, Eduardo
Pereira, Rui Luís Afonso
Palavras-chaveJanuário Godinho
Estado Novo
Data2019
EditoraCirco de Ideias
CitaçãoFernandes, E.; Pereira, R. “A metáfora do Grifo na obra de Januário Godinho: entre ecletismo, contextualismo e a retórica do Estado Novo.” Em Representações de Poder de Estado em Portugal e no Império, 1950-74. Porto: LAB2PT/Circo de Ideias, 2019 (p. 47-80). ISBN: 978-989-99184-7-4.
Resumo(s)A figura de um Grifo, animal mitológico que mistura elementos característicos da águia e do leão, foi usada por Januário Godinho no rótulo dos seus desenhos durante a maior parte da sua longa carreira. Januário Godinho não teria um entendimento inocente das conotações mitológicas e políticas do Grifo, quando o escolheu para seu símbolo pessoal. No entanto, poderá ter-lhe acrescentado um novo significado: pode simbolizar, sobretudo, uma identificação com o caráter eclético da sua formação, uma vez que configura a mistura harmoniosa de dois opostos. Este carácter é sobretudo evidente nos projetos que realiza para o Estado, sobretudo naqueles em que a representação de poder é uma componente programática.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68227
ISBN978-989-99184-7-4
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:EAAD - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
livro RPE_Eduardov2.pdf6,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID