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TítuloO património histórico como evidência com alunos do 8º ano do ensino básico
Autor(es)Vieira, Júlio José Peixoto Barbosa
Orientador(es)Gago, Marília
Palavras-chavePatrimónio
Evidência histórica
Fontes
Antigo regime
Barroco
Heritage
Historical evidence
Sources
Old regime
Baroque
Data2020
Resumo(s)O presente relatório de estágio descreve a implementação do Projeto de Intervenção Pedagógico Supervisionado (PIPS) na disciplina de História com alunos do 8º ano de escolaridade. Deste modo, com base na observação das aulas foi levado a cabo um levantamento das ideias prévias dos alunos referentes aos conceitos lecionados durante o período de Estágio. Esta observação permitiu ainda verificar a necessidade de trabalhar com os alunos diferentes fontes a partir das quais os alunos pudessem construir o seu conhecimento histórico. A abordagem ao património histórico como evidência realizou-se através de dois momentos e ambientes educativos distintos: a sala de aula e um roteiro pelo centro histórico de Braga. O presente estudo tem como objetivo dar resposta à seguinte questão de investigação: Como é que os alunos compreendem o património como evidência histórica? Os resultados deste estudo baseiam-se na recolha de dados através dos seguintes instrumentos: Questionário1 (Q1- Questionário das ideias prévias dos alunos); Ficha de trabalho (F- O património histórico como evidência); Visita de estudo (VERoteiro: Um olhar sob o património de Braga); Questionário2 (Q2- Questionário de conceitos pós-lecionação) e a Ficha de metacognição (FM- Ficha de metacognição) A análise dos questionários permitiram conhecer a evolução dos vários conceitos analisados no decorrer da prática supervisionada e do estudo, assim como perceber como o Património é entendido e usado pelos alunos para a construção da aprendizagem em História. Este estudo permitiu compreender que os alunos olham para as fontes históricas como “janelas” para o passado, numa lógica de espelho do passado e exploram as fontes superficialmente, mas já consideram os diversos suportes das fontes. Relativamente ao “Património” essa análise da informação explícita é articulada com ideias de relevância patrimonial associada a ideias de riqueza, monumentalidade e valor, bem como aos seus gostos pessoais e aos valores das comunidades onde vivem, ou seja, pensam o passado usando ideias em linha com o presentismo.
This internship report describes the implementation of the Supervised Pedagogical Intervention Project (PIPS) in History subject with 8th graders. Therefore, based on the observation of the lessons, a survey of the students’ previous ideas regarding the concepts taught during the internship period was carried out. This observation also made it possible to verify the need to work different sources with students from which they could build their historical knowledge. The approach to historical heritage as evidence was carried out through two distinct educational and environmental moments: the classroom and a route through the historic center of Braga. This study aims to answer the following research question: How do students understand heritage as historical evidence? The results of this study are based on the data collection through the following instruments: Questionnaire1 (Q1- Questionnaire of students' previous ideas); Worksheet (F- Historical heritage as evidence); Field trip (VE- Route: A look at the heritage of Braga); Questionnaire2 (Q2- Questionnaire of post-teaching concepts) and the Metacognition Form (FM- Metacognition Form). The analysis of the questionnaires allowed to know the evolution of the various concepts analyzed during the supervised practice and the study, as well as to understand how the Heritage is understood and used by the students for the construction of learning in History. This study allowed us to understand that students look at historical sources as "windows" to the past, in a logic of mirroring the past and explore the sources superficially, but already consider the different supports of the sources. Regarding “Heritage”, this analysis of explicit information is linked to ideas of heritage relevance associated with ideas of wealth, monumentality and value, as well as their personal tastes and the values of the communities where they live, that is, they think of the past using ideas in line with presentism.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68686
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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