Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/68825

TítuloInstrumentos de avaliação de conhecimentos, atitudes e prática de exercício físico no Ensino Superior: uma revisão sistemática
Autor(es)Alves, Regina Ferreira
Editor(es)Serrano, João
Petrica, João
Kerkoski, Marcio
Pereira, Beatriz
Palavras-chaveAtividade física
Ensino Superior
Prática de exercício
Conhecimentos
Atitudes
Data2020
EditoraInstituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB)
Resumo(s)Os comportamentos sedentários têm sido associados à emergência de doenças crónicas, tais como a diabetes ou a hipertensão. Inversamente, a prática regular de atividades físicas tem um papel preponderante na promoção de um estilo de vida saudável, o que se evidencia por meio dos inúmeros benefícios físicos, psicológicos e sociais. Este estudo compreende uma revisão sistemática de estudos sobre os conhecimentos, as atitudes e prática de exercício físico dos/as estudantes universitários. De um modo geral, para medir a prática de exercício físico, os/as estudantes devem ser, essencialmente, questionados acerca da frequência (em número de dias por semana) da prática de exercício leve, moderado e vigoroso e acerca do número de horas por dia que passam sentados. As escalas de atitudes deverão direcionar-se para itens que incluam a falta de energia; falta de motivação; falta de recursos; falta de suporte e falta de tempo. As escalas de conhecimentos acerca do exercício físico deverão incluir itens acerca das recomendações acerca da prática de exercício físico e a relação entre exercício físico e as doenças. Estes resultados oferecem linhas orientadoras para a construção de escalas de medida padronizadas relativa aos conhecimentos, às atitudes e à prática de exercício físico.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/68825
ISBN978-989-8196-99-6
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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