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TítuloPreposições legislativas para o currículo de formação inicial de professores da educação básica: diálogo e reflexões sobre o “desenho formativo” luso-brasileiro
Outro(s) título(s)Legal propositions to teacher initial training curriculum: dialogue about luso-brazilian “training design”
Autor(es)Felício, Helena Maria dos Santos
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Palavras-chaveFormação de professores
Currículo
Modelos formativos
Teacher training
Curriculum
Training models
DataDez-2020
EditoraUniversidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
RevistaEducação em Foco
CitaçãoFelício, H. M. dos S., & Silva, C. M. R. da. (2020). Preposições legislativas para o currículo de formação inicial de professores da educação básica: diálogo e reflexões sobre o “desenho formativo” luso-brasileiro. Educação Em Foco, 23(41), 422-445.
Resumo(s)O texto objetiva refletir sobre as proposições legislativas para o currículo de formação inicial de professores da Educação Básica, no Brasil e em Portugal e alguns de seus desdobramentos refletidos nos contextos da UNIFAL-MG e da UMINHO, a partir do diálogo entre as experiências vivenciadas pelos autores, enquanto professores formadores. Partindo da reflexão sobre alguns pressupostos teóricos relativos à formação de professores, que a entende numa base no desenvolvimento da capacidade intelectual e transformadora dos professores, fazemos uma análise documental dos modelos formativos, no sentido de entender as suas potencialidades e limitações. Aqui é possível perceber fragilidades comuns no que diz respeito à necessária relação entre componentes de formação e o contexto de atividade profissional. Embora estas conexões sejam objeto de inúmeras proposições, faz-se necessário o debate em prol da reconstrução de currículos formativos que possibilitem a profissionalização do professor, constituída pela integração de uma base sólida de conhecimentos e formas de ação, de relações teoria-prática significativas.
The text aims pondering on legal propositions to the initial teacher training curriculum to Basic Education in Brazil and Portugal and some of its consequences reflected on the contexts at UNIFAL-MG and UMINHO from dialogues between the authors’ personal experiences, as training teachers. Starting from the reflection on some theoretical assumptions related to teacher training that understands it based on teachers’ intellectual and transforming capacity, we produce a documentary analysis of training models, in order to understand their potential and limitations. Here it is possible to realize common weaknesses regarding to the necessary relation between training components and the context of professional activity. Although these connections are the subject of several propositions, it is necessary to debate in favor of training curricula that enable the professionalization of teacher, constituted by the integration of a solid base of knowledge and action means, of significant theorypractice relations.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69284
DOI10.24934/eef.v23i41.3847
e-ISSN2317-0093
Versão da editorahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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