Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/69566

TítuloCiclo de conferências - perturbações auditivas: o conhecimento como caminho para a prevenção
Autor(es)Neves, Roberta
Carvalho, Graça Simões de
Baptista, Ana Catarina
Palavras-chavePerturbações auditivas
Formação de profissionais
Data2020
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoNeves, R., Carvalho, G.S., Baptista, A.C. (2020) Ciclo de conferências - Perturbações auditivas: O conhecimento como caminho para a prevenção. In: Anastácio, Z., Carvalho, G.S. & Battisti, I. (Orgs.) 7.º Congresso Internacional em Saúde: Contextos e Problemáticas Emergentes – Programa e Livro de Resumos. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho. p.62-63
Resumo(s)A otite média serosa e a perturbação do processamento auditivo são perturbações de difícil diagnóstico em crianças pequenas, pelo que iniciativas de prevenção possibilitam a disseminação de conhecimento e a tomada de consciência, permitindo a identificação precoce de tais perturbações. Assim, com a colaboração da Universidade do Minho e da Universidade do Algarve promoveu-se um Ciclo de Conferências inserido numa ação de prevenção primária sobre um potencial fator de risco para o desenvolvimento da linguagem: a otite média serosa, uma perturbação auditiva que acomete crianças pequenas e pode ter impacto na linguagem e, devido a privação sensorial experimentada pelas crianças, pode atingir um pilar importante para o desenvolvimento linguístico: o processamento auditivo central. O objetivo foi dar a conhecer as perturbações auditivas, os fatores de risco e de proteção, as orientações e estratégias de otimização, através de partilhas interprofissionais, para um público de profissionais de saúde e educação, pais e responsáveis de educação. Foram realizadas cinco sessões com duração de três horas cada, entre os meses de setembro e novembro de 2019, na modalidade presencial e à distância, com convidados das áreas da saúde e educação. Inscreveram-se 377 participantes e 85% assistiram às sessões na modalidade online. Para testar o impacto desta iniciativa, construiu-se um questionário de perguntas fechadas na plataforma Google Forms, distribuído por e-mail aos participantes. Os resultados iniciais demonstram que houve impacto positivo, na ampliação dos conhecimentos dos participantes e do conhecimento dos mesmos da necessidade de mais formações nesta área. Concluímos que há interesse relevante na temática deste ciclo, sendo fundamental continuarmos a investir nestas atividades de prevenção, pelo seu potencial transformador do saber e fazer. Devido a grande adesão dos participantes na modalidade à distância, esta constitui-se como uma resposta importante para atingirmos públicos mais vastos e alargados.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69566
ISBN978-972-8952-66-2
Versão da editorahttps://congressos.leading.pt/link/nb2hi4dthixs6y3pnztxezltonxxgltmmvqwi2lom4xha5bpizuwg2dfnfzg64zpgiydembpg4stemcdjfjs6nzfgiygg2ltfzygizwcu5ggs3tlykttgnjwha2ti
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

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