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TítuloA formação de professores em Brasil e Portugal: revisão de literatura na perspectiva de um diálogo luso-brasileiro
Autor(es)Felício, Helena
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Kler, Suellen
Schiabel, Daniela
Palavras-chaveFormação de Professores
Revisão de literatura
Luso-Brasileiro
DataSet-2018
EditoraUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
CitaçãoFelício, H., Silva, C., Kler, S., & Schiabel, D. (2018). A formação de professores em Brasil e Portugal: Revisão de literatura na perspectiva de um diálogo luso-brasileiro. In M. J. Mogarro, A. R. Faria, F. A. Costa, F. Rodrigues, L. Tinoca, M. Esteves, & T. Grilo (Eds.). Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (versão autores, pp. 12). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Resumo(s)Este trabalho apresenta uma análise de artigos publicados, no Brasil e em Portugal, entre 2010 e 2018 que versam sobre a formação de professores e que privilegiam um diálogo luso-brasileiro como temática norteadora da produção. Construído como um recorte do Projeto de Pesquisa: “Formação de Professores e Trabalho Docente na perspectiva de egressos: uma parceria de investigação entre UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)”, este trabalho foi elaborado a partir de uma busca sistemática nas seguintes bases de dados: Portal de Periódicos da CAPES e Repositorium Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), utilizando-se das seguintes palavras chave: formação de professores - Brasil e Portugal. Dos artigos apresentados, foram selecionados 17 que, a partir da leitura dos resumos, foram identificados como trabalhos que apresentavam, a partir da temática da formação de professores, uma construção que privilegiasse os contextos brasileiro e português. Os trabalhos selecionados foram classificados a partir dos seguintes critérios: (a) tipos de estudo; (b) as etapas de formação; (c) instâncias do contexto formativo; (d) temáticas relacionadas à formação de professores. É possível perceber que o crescente trânsito acadêmico luso-brasileiro tem impactado a produção acadêmica, quantitativa e qualitativamente. De igual modo, os estudos envolvem tanto a formação inicial como continuada, evidenciando diferentes instâncias como políticas, programas, currículos, ações formativas pontuais. Deste modo, conclui-se que, embora a produção luso-brasileira no campo da formação de professores acentue diferentes temáticas, globais e/ou contextualizadas, é necessário superar a perspectiva da análise comparativa, para a construção do conhecimento em uma perspectiva dialógica, reconhecendo que existem muitos aspectos que necessitam ser investigados na perspectiva luso-brasileira para se atingir uma compreensão mais clara daquilo que nos une.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69971
ISBN978-989-8753-44-1
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Outros

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