Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/69971

TitleA formação de professores em Brasil e Portugal: revisão de literatura na perspectiva de um diálogo luso-brasileiro
Author(s)Felício, Helena
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Kler, Suellen
Schiabel, Daniela
KeywordsFormação de Professores
Revisão de literatura
Luso-Brasileiro
Issue dateSep-2018
PublisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educação
CitationFelício, H., Silva, C., Kler, S., & Schiabel, D. (2018). A formação de professores em Brasil e Portugal: Revisão de literatura na perspectiva de um diálogo luso-brasileiro. In M. J. Mogarro, A. R. Faria, F. A. Costa, F. Rodrigues, L. Tinoca, M. Esteves, & T. Grilo (Eds.). Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade. IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares (versão autores, pp. 12). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Abstract(s)Este trabalho apresenta uma análise de artigos publicados, no Brasil e em Portugal, entre 2010 e 2018 que versam sobre a formação de professores e que privilegiam um diálogo luso-brasileiro como temática norteadora da produção. Construído como um recorte do Projeto de Pesquisa: “Formação de Professores e Trabalho Docente na perspectiva de egressos: uma parceria de investigação entre UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal)”, este trabalho foi elaborado a partir de uma busca sistemática nas seguintes bases de dados: Portal de Periódicos da CAPES e Repositorium Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), utilizando-se das seguintes palavras chave: formação de professores - Brasil e Portugal. Dos artigos apresentados, foram selecionados 17 que, a partir da leitura dos resumos, foram identificados como trabalhos que apresentavam, a partir da temática da formação de professores, uma construção que privilegiasse os contextos brasileiro e português. Os trabalhos selecionados foram classificados a partir dos seguintes critérios: (a) tipos de estudo; (b) as etapas de formação; (c) instâncias do contexto formativo; (d) temáticas relacionadas à formação de professores. É possível perceber que o crescente trânsito acadêmico luso-brasileiro tem impactado a produção acadêmica, quantitativa e qualitativamente. De igual modo, os estudos envolvem tanto a formação inicial como continuada, evidenciando diferentes instâncias como políticas, programas, currículos, ações formativas pontuais. Deste modo, conclui-se que, embora a produção luso-brasileira no campo da formação de professores acentue diferentes temáticas, globais e/ou contextualizadas, é necessário superar a perspectiva da análise comparativa, para a construção do conhecimento em uma perspectiva dialógica, reconhecendo que existem muitos aspectos que necessitam ser investigados na perspectiva luso-brasileira para se atingir uma compreensão mais clara daquilo que nos une.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/69971
ISBN978-989-8753-44-1
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Outros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLABQC2018_TextoFinal_526_vers_auts.pdf836,62 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID