Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72026

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo-Silva, Lucy Lealpor
dc.contributor.authorToledo, Amanda Gonzalez depor
dc.contributor.authorShimada, Milenapor
dc.contributor.authorTaveira, Maria do Céupor
dc.date.accessioned2021-04-16T16:25:15Z-
dc.date.available2021-04-16T16:25:15Z-
dc.date.issued2019-04-01-
dc.identifier.issn1135-3848por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/72026-
dc.description.abstractEste estudo objetiva descrever o perfil de interesses profissionais de estudantes de Engenharia Civil e apresentar dois estudos de caso. Participaram 49 universitários brasileiros (35, 72% homens, 14, 28% mulheres) com idades entre 20 e 54 anos (M=26.10; DP=7.0). Dados quantitativos e qualitativos foram obtidos por meio do Berufsbilder Test de Achtnich (BBT-Br, versão brasileira, de Jacquemin). Dois estudos de caso são apresentados com base nos dados extraídos dos registros da entrevista semiestruturada. Os resultados mostram interesses por atividades relacionadas à racionalidade e ao pensamento lógico, condizentes ao curso de Engenharia. Entre os homens destacam-se interesses voltados para desafios e resolução de problemas e, entre as mulheres, para as relações interpessoais, corroborando evidência empírica. Em síntese, os interesses dos estudantes são congruentes com a área da Engenharia. Diferenças encontradas entre homens e mulheres foram consistentes com a literatura acerca de papéis e expectativas de gênero.por
dc.description.abstractThis study aimed to describe the profile of vocational interests of Civil Engineering students and to present two case studies. Forty-nine Brazilian university students (35, 72% men, 14, 28% women), aged between 20 and 54 years old (M=26.10, SD=7.0), participated. Quantitative and qualitative data were obtained using the Brazilian version of the Berufsbilder Test (BBT-Br). Two case studies were presented based on data from the semi-structured interviews records. The results showed that both men and women expressed interests in activities related to rationality and logical thinking, consistent with the Engineering course. Among men, attention was focused on challenges and problem solving, and, among women, on interpersonal relationships, which corroborates empirical evidence. In summary, the students showed interests pertaining to the area of Engineering. Differences found between men and women were consistent with the literature on gender roles and expectations.por
dc.description.sponsorship- (undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAsociación Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica (AIDEP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInteresses profissionaispor
dc.subjectAvaliação psicológicapor
dc.subjectUniversitáriospor
dc.subjectEngenheirospor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectVocational interestspor
dc.subjectPsychological assessmentpor
dc.subjectCollege studentspor
dc.subjectEngineerspor
dc.subjectGenderpor
dc.titleInteresses profissionais em estudantes de Engenharia Civil: estudo com o Berufsbilder Testpor
dc.title.alternativeVocational interests in Civil Engineering Students: study with the Berufsbilder Testpor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://aidep.org/pt/rideppor
oaire.citationStartPage197por
oaire.citationEndPage210por
oaire.citationIssue51por
oaire.citationVolume2por
dc.date.updated2021-04-10T20:40:53Z-
dc.identifier.eissn2183-6051por
dc.identifier.doi10.21865/RIDEP51.2.15por
dc.subject.wosSocial Sciences-
sdum.export.identifier10489-
sdum.journalRevista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológicapor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RIDEP51-Art15.pdf4,84 MBAdobe PDFVer/Abrir
RIDEP51-Art15.pdf4,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID