Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72601

TítuloResistência termomecânica em regime estacionário de provetes de terra comprimida
Autor(es)Lima, D.
Soares, E.
Ferreira, D. R. S. M.
Mesquita, L. M. R.
Miranda, Tiago F. S.
Leitão, Dinis
Palavras-chaveProvetes de terra comprimida
resistência ao fogo
Resistência residual
DataNov-2018
CitaçãoLima D., Soares E., Ferreira D. R. S. M., Mesquita L. M. R., Miranda T., Leitão D. Resistência termomecânica em regime estacionário de provetes de terra comprimida, 6as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos e das 1as Jornadas de Proteção Civil, 978-989-96461-9-3, 2018.
Resumo(s)O trabalho desenvolvido baseia-se num conjunto de ensaios experimentais de resistência à compressão em provetes cilíndricos de terra compactada. Cinco amostras com diferentes percentagens de estabilizante, cal e cimento, em relação a diferentes patamares de temperatura foram analisadas. É objetivo deste estudo comparar o comportamento dos provetes e compreender a influência dos estabilizadores e da temperatura na sua resistência mecânica. Os ensaios a temperaturas elevadas são realizados em regime estacionário. Os resultados permitem aferir qual a melhor mistura, ao nível do desempenho, considerando a resistência máxima, comportamento mecânico, economia e sustentabilidade. Após a análise dos resultados, a composição M2 com 5.0% cal e 7.5% cimento apresenta-se como a melhor opção. Adicionalmente, é analisada a resistência residual dos provetes da amostra M2 após exposição a temperaturas elevadas.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/72601
ISBN978-989-96461-9-3
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:C-TAC - Comunicações a Conferências Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
201-6JORNINC_-_1JORPROCIV_artigo.pdf
Acesso restrito!
20,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID