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dc.contributor.authorPinto, Ana Cecília Fernandespor
dc.contributor.authorRibeiro, António José Pachecopor
dc.date.accessioned2021-05-12T14:48:20Z-
dc.date.available2021-05-12T14:48:20Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationPinto, A. C., e Ribeiro, A. J. P . Levar a música às creches portuguesas: a importância de vivências musicais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação , [S. l.], v. 7, n. 4, pp. 55–67, 2021. DOI: 10.51891/rease.v7i4.943por
dc.identifier.issn2675-3375-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/72613-
dc.description.abstractO presente artigo resulta do trabalho de Estágio, realizado no contexto de Creche, integrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e pretendeu dar a conhecer a iimplementação realizada durante o Projeto de Intervenção intitulado Levar a música à Creche: a importância de vivências musicais. O Projeto de Intervenção pretendeu investir na aculturação musical das crianças, através de propostas lúdicas que assumiram como principais objetivos: permitir o usufruto musical; potenciar atividades musicais diversificadas; promover o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; promover a aprendizagem ativa através da música; e compreender o potencial da música na infância. O trabalho desenvolvido teve por base uma aposta na observação e reflexão como formas de resolver problemas e adequar práticas; a metodologia de investigação utilizada foi uma aproximação à Investigação- Ação. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram, para além da necessária observação, as notas de campo, o registo fotográfico e a Escala de Envolvimento da Criança: Manual – Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (DQP). Os objetivos propostos para este trabalho foram cumpridos com sucesso, já que os momentos de intervenção se revelaram de investimento na aculturação musical do grupo, criando oportunidades para explorar e usufruir das diversas atividades, de modo a construir conhecimento de forma ativa. As crianças participaram com empenho, dedicação e mostraram-se muito interessadas pelas propostas apresentadas, revelando progressos nas suas aprendizagens, tornando-se mais autónomas e desenvolvendo o sentido de convivência em grupo. A aposta na aculturação musical das crianças desde tenra idade representa, neste sentido, um investimento na educação holística da criança e contribui em grande medida para o estabelecimento de atitudes positivas perante a música.por
dc.description.abstractThis article results from the work of the Internship, carried out in the context of Kindergarten, integrated in the study plan of the Master's Degree in Pre-School Education and intended to make known the implementation carried out during the Intervention Project entitled Taking music to Kindergarten: the importance of musical experiences. The intervention project aimed to invest in the musical acculturation of children, through playful proposals that assumed as main objectives: allow musical enjoyment; enhance diverse musical activities; promote contact with various forms of expression and communication; promote active learning through music; and understand the potential of music in childhood. The work developed was based on observation and reflection as a means of solving problems and adapting practices; the research methodology used was an approach to Action Research. The data collection tools used were, in addition to the necessary observation, field notes, photographic record and the Child Involvement Scale: Handbook - Developing Quality in Partnership (DQP). The objectives proposed for this work were successfully met, since the moments of intervention proved to be an investment in the musical acculturation of the group, creating opportunities to explore and enjoy the various activities, in order to actively build knowledge. The children participated with commitment, dedication and showed great interest in the proposals presented, revealing progress in their learning, becoming more autonomous and developing a sense of group coexistence. Investing in the musical acculturation of children from an early age represents, in this sense, an investment in the holistic education of the child and contributes greatly to the establishment of positive attitudes towards music.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020por
dc.language.isoporpor
dc.publisherOpen Access Publishingpor
dc.relationUIDB/00317/2020por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectAculturação musicalpor
dc.subjectMusicpor
dc.subjectChildhoodpor
dc.subjectKindergartenpor
dc.subjectMusical acculturationpor
dc.titleLevar a música às creches portuguesas: a importância de vivências musicaispor
dc.title.alternativeTaking music to Portuguese crèches: the importance of musical experiencespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicorease.pro.br/rease/article/view/943por
oaire.citationStartPage55por
oaire.citationEndPage67por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationConferencePlaceSão Paulopor
oaire.citationVolume7por
dc.identifier.doi10.51891/rease.v7i4.943por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educaçãopor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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