Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/73037

TitleVerificação de métodos de análise de água mineral natural gasocarbónica
Author(s)Gonçalves, Cecília M. P.
Bettencourt, Ana Paula
Ferreira, Fernanda M. C.
KeywordsVerificação de métodos
água mineral natural
Issue date4-May-2018
CitationC.M.P. Gonçalves, A.P. Bettencourt, F.M.C. Ferreira, Verificação de métodos de análise de água mineral natural gasocarbónica, V Encontro em Técnicas de Caracterização e Análise Química, Universidade do Minho, Braga, 4 de maio de 2018.
Abstract(s)O Super Bock Group é uma empresa líder no mercado de bebidas em Portugal, cuja principal atividade assenta no sector das cervejas e das águas engarrafadas, lisas e com gás. Está, igualmente, presente no sector dos refrigerantes, dos vinhos, na produção e comercialização de malte e no negócio do turismo [1]. O Super Bock Group promove a melhoria contínua ao longo da cadeia de valor, adotando boas práticas, garantindo o seu planeamento, controlo e revisão sistemáticos, reforçando assim o seu compromisso em colocar à disposição dos consumidores produtos com qualidade [1]. A empresa dispõe de um Plano de Inspeção e Ensaio para todos os produtos/processos onde estão definidas as análises a efetuar e a frequência das mesmas, sendo realizados ensaios do tipo microbiológico, físico-químico, sensorial e controlo das embalagens [2]. A quantificação de fluoreto é uma análise realizada diariamente por forma a garantir que a água mineral natural gasocarbónica cumpre com os requisitos legais [2]. A determinação do ião fluoreto é realizada pelo método fotométrico em cuvete “HACH Lange”, o método baseia-se na reação entre o ião fluoreto e o corante de zircónio, formando um complexo incolor (ZrF6 2-) [3,4]. No presente trabalho pretendeu-se avaliar e verificar o desempenho do método em cuvete “HACH Lange” para determinação do fluoreto em água mineral natural gasocarbónica. No processo de verificação da sua adequabilidade às análises de rotina do Laboratório, foram avaliados os parâmetros: seletividade, gama de trabalho e linearidade, limites de quantificação e de deteção, precisão e justeza. [1] UNICER - Bebidas de Portugal, SGPS, S.A. (2016). Superar expectativas - Relatório de Gestão 2016. UNICER - Bebidas de Portugal, SGPS, S.A., p.40. [2] Manual de Controlo de Qualidade, Super Bock Bebidas S.A. Documento Interno. [3] Greenberg, A.D., Clesceri L.S., Eaton A.D. (1992). Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 18th Edition. American Public Health Association. [4] HACH Company. (2000). Manual de analisis de agua. 3º edição. Loveland, Colorado, EE.UU.
TypePoster
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73037
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:CDQuim - Comunicações e Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
V ETCAQ_Cecilia conçalves.pdf
  Restricted access
resumo93,33 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID