Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/7353

TítuloAnálise comparativa do tema “uso de recursos” nos manuais do ensino básico em Portugal e Moçambique
Autor(es)Ferreira, Cláudia
Tracana, Rosa Branca
Ferreira, Maria Eduarda
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveEducação ambiental
Uso de recursos
Manuais escolares
Data2007
EditoraUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
CitaçãoFERREIRA, Cláudia [et al.] - Análise comparativa do tema “uso de recursos” nos manuais do ensino básico em Portugal e Moçambique. In LOPES, J. Bernardino; CRAVINO, José Paulo, ed. lit. – “Contributos para a qualidade educativa no ensino das ciências do pré-escolar ao superior : actas do Encontro Nacional de Educação em Ciências, 12, Vila Real, Portugal, 2007” [CD-ROM]. Vila Real : Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2007. ISBN 978-972-669-837-1. p. 197-202.
Resumo(s)O objectivo do presente estudo foi proceder a uma análise comparativa da abordagem do tema “Uso de recursos” no ensino básico Português e Moçambicano, dando especial atenção à análise das concepções “responsabilidade Individual vs Social” (examinando “estratégias de prevenção no desperdício dos recursos e na gestão dos mesmos”), “Humanos como convidados da natureza e ambiente vs Humanos como Donos da Natureza e Ambiente” (examinando “disponibilidade dos recursos, sustentabilidade e equidade”). Analisou-se também o Estilo Educacional e as imagens que representam os Humanos e a Natureza. Os manuais Moçambicanos analisados apresentam maior envolvimento e preocupação relativamente à Gestão do Uso dos Recursos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/7353
ISBN978-972-669-837-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas
DCILM - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ENEC 2007_Uso recursos_Pt-Mz.pdfArtigo em Actas262,43 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID