Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74720

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPintão, Rui Pedro Soeiro Silvapor
dc.contributor.authorVieira, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2021-11-17T09:21:08Z-
dc.date.available2021-11-17T09:21:08Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationPintão, R. e Vieira, M. H. (2010). O ensino do piano em grupo para uma nova literacia musical. In Actas do XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, pp. 1532 - 1542.por
dc.identifier.isbn978-85-7745-611-6-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/74720-
dc.description.abstractEsta pesquisa via avaliar as potencialidades do ensino de piano em grupo para o desenvolvimento de uma nova literacia musical e Educação Musical com alunos do 1º ano do Ensino Básico em Portugal. O projecto será implementado num dos três ramos de ensino existentes, o ramo genérico, e nele pretende-se utilizar o ensino de piano em grupo na sala de aula, tratando-se de um contexto no qual as práticas de ensino instrumental em grupo são raras em Portugal. A pesquisa iniciar-se-á por uma descrição dos diferentes formatos de ensino e aprendizagem do piano. Será feita uma breve descrição do contributo de alguns professores e pedagogos e do impacto que tiveram na utilização do ensino de piano em grupo em diferentes momentos da história e em diferentes países. À entrada do 1º ano de escolaridade será seleccionada uma amostra por conveniência de crianças sem conhecimento musical formal prévio, sem recurso a teste de aptidões. Esta amostra participará num conjunto de actividades de ensino de piano em grupo implementadas por um professor participante na pesquisa e supervisionadas e avaliadas colaborativamente pelo investigador. A metodologia será de cariz qualitativo e de investigação-acção. Haverá uma articulação do saber prático do professor que participará na pesquisa e dos alunos com o saber teórico-prático do investigador. Finalmente serão analisados os dados coligidos através de notas de campo, observações e reflexões do grupo envolvido no projecto. Está prevista a aplicação de inquéritos e entrevistas a professores e pais dos alunos intervenientes.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Goiás (UFG)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectEnsino de piano em grupopor
dc.subjectLiteracia musicalpor
dc.subjectEnsino vocacionalpor
dc.subjectEnsino genéricopor
dc.titleO ensino do piano em grupo para uma nova literacia musicalpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1532por
oaire.citationEndPage1542por
oaire.citationConferencePlaceGoiânia, Brasilpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationActas do XIX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musicalpor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pintao e Vieira_2010_XIX ABEM Goiania_UFG.pdf261,02 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID