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https://hdl.handle.net/1822/74870
Título: | Análise e controlo de custo-proveito da frota, tendo como base uma nova elaboração de planos de manutenção e análise de médias de combustível |
Outro(s) título(s): | Analysis and control of cost-benefit of the fleet, based on a new elaboration of maintenance plans and analysis of fuel averages |
Autor(es): | Costa, Mara Belisa Fernandes |
Orientador(es): | Cunha, Jorge |
Palavras-chave: | Gestão de custos Gestão de frota Total cost of ownership Vida económica útil Costs management Economic service life Fleet management |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Os transportes são fundamentais para a economia e para a sociedade e capacitam as empresas europeias a tornarem-se competitivas mundialmente; contudo, um sistema de transporte ágil e eficaz suscita gastos e é nesta medida que o grupo ABB procura continuamente melhorar os seus processos de gestão de frota e adaptá-los às alterações que o mercado vai sofrendo. Neste sentido, surge este projeto de investigação que tem como objetivo estudar a gestão de frota da empresa e apresentar ações de melhoria nesta área, nomeadamente a nível de análise e cálculo de custos/proveitos, de gestão de manutenção e de gestão de consumos de combustível.
O projeto focou-se no desenvolvimento de metodologias que funcionassem como apoio do gestor de frota na tomada de decisão e na melhoria e organização dos processos relacionados com a sua atividade.
Na tentativa de solucionar os problemas identificados na gestão de frota, foram apresentadas propostas de melhoria, tais como: adoção de uma nova metodologia de contabilização e anotação de custos, baseada no conceito de Total Cost of Ownership (TCO); adoção de uma metodologia de determinação de idade ideal de substituição dos veículos e equipamentos; realização periódica de ações de formação com os diferentes departamentos da oficina (designadamente, mecânicos, motoristas, manobradores, responsáveis dos custos) de forma a incutir medidas mais apropriadas para cada um proceder de forma a ajudar a empresa a atingir o objetivo que têm em comum que é melhorar os seus resultados. Parte das propostas não foi, ainda, possível implementar.
Relativamente à adoção de uma metodologia para determinação da idade ideal de substituição da frota, foi possível analisar que, no caso dos veículos ligeiros, a substituição está a ser feita depois do indicado, enquanto que, na maioria dos veículos e equipamentos pesados está a realizar-se antes do tempo. No que concerne à adoção de uma nova metodologia de cálculo de custos, conferiu-se que esta seria uma boa aposta para a empresa, pois permite uma melhor leitura de resultados e fornece dados mais fiáveis para uso no cálculo de indicadores de gestão. Transports are fundamental to the economy and society and enable European companies to become competitive worldwide; however, an agile and efficient transport system raises costs. In what concerns to this problem, ABB group continuously seeks to improve its fleet management processes and adapt them to the changes that the market is undergoing. In this way, this research project appears with the objective of assessing fleet management and presenting actions and improvements in this area, namely in terms of cost/income analysis and accounting, maintenance management and fuel consumption management. The project focused on the development of methodologies that would support the fleet manager in decision making and in the improvement and organization of the processes related to its activity. In an attempt to solve the problems identified in the fleet management, proposals for improvement were presented, such as: adoption of a new cost accounting and annotation methodology (TCO); adoption of a methodology for determining the ideal age for replacing vehicles and equipment; periodic training sessions with the different departments of the workshop (mechanics, drivers, maneuvers, people there is responsible for costs) in order to instill more appropriate measures for each one to proceed, helping the company to achieve the objective they have in common, which is to improve its results. Part of the proposals was not yet possible to implement. Regarding the adoption of a methodology to determine the ideal age for replacing the fleet, it was possible to analyze that, in the case of light vehicles, their replacement is being made after what would be more appropriate, while the majority of heavy vehicles and heavy equipment are being replaced ahead of time. Concerning the adoption of a new cost accounting methodology, it was confirmed that this would be a good bet for the company, as it allows a better reading of results and provides more reliable data for use in the calculation of management indicators. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74870 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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