Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75894

TítuloPoesia para pré-leitores e livros-objeto: uma leitura por/com prazer
Outro(s) título(s)Poesía para pre-lectores y libros-objeto: una lectura por/con placer
Autor(es)Silva, Sara Raquel Reis da
Martins, Diana Maria Ferreira
Palavras-chavePoesia
Livro-objecto
Pré-leitores
Materialidade
Poesía
Libro-objeto
Pre-lectores
Materialidad
DataSet-2021
EditoraEditora da Universidade Federal de Campina Grande (EDUFCG)
RevistaRevista Letras Raras
CitaçãoSILVA, Sara Reis da e MARTINS, Diana Maria Ferreira (2021). «Poesia para pré-leitores e livros-objeto: uma leitura por/com prazer» in Revista Letras Raras, v. 10, n. 3, p. 48 - 58, set. 2021.
Resumo(s)A edição de livros potencialmente dirigidos a pré-leitores, ainda que recente, goza de uma vasta oferta, cuja qualidade é, não raras vezes, discutível. A natureza interativa e lúdica de muitas destas publicações, ferramentas reconhecidas como fundamentais à aprendizagem e ao fomento da imaginação, diferenciam estas obras inscritas no universo do livro-objeto das demais. A transmissão de conteúdos formais orienta a maioria destes volumes, no entanto, alguns editores e autores veem na materialidade destes primeiros livros dirigidos a crianças de tenra idade, ainda antes de dominarem o código linguístico, um meio de comunicação apelativo, que, em cooperação sinérgica com um conteúdo verbal e imagético cuidado, potencia a sensibilização estética. O presente estudo pretende analisar as principais singularidades decorrentes das potencialidades lúdicas próprias do discurso poético editado em forma(to) de livros-objeto a partir de um corpus selecionado. Pretende-se concretizar uma exploração da componente material, procurando demonstrar que, deste contato inicial gratificante e divertido com o livro mediado pela intervenção física sobre o suporte, pode germinar uma relação positiva e afetiva com a leitura.
La edición de libros potencialmente dirigidos a prelectores, recientemente, goza de una amplia oferta, cuya calidad es, a veces, discutible. La naturaleza interactiva y lúdica de muchas de estas publicaciones, herramientas reconocidas como fundamentales en el aprendizaje y fomento de la imaginación, diferencian estas obras inscritas en el universo del libro-objeto de las demás. La transmisión de contenidos formales orienta la mayoría de estos volúmenes, sin embargo, algunos editores y autores ven en la materialidad de estos primeros libros dirigidos a la niñez, aún antes de dominar el código lingüístico, un medio comunicativo-apelativo, que, en cooperación sinérgica con un contenido verbal y de imágenes cuidado, potencia la sensibilización estética. El presente estudio pretende analizar las principales singularidades decurrentes de las potencialidades lúdicas propias del discurso poético editado en forma(to) libro-objeto a partir de un corpus seleccionado. Se pretende concretizar una exploración del componente material, buscando demostrar que, de este contacto inicial gratificante y divertido con el libro, mediante la intervención física sobre el soporte, puede germinar una relación positiva y afectiva con la lectura.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75894
DOI10.35572/rlr.v10i3.2149
ISSN2317-2347
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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