Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75915

TítuloA relevância do conhecimento da história da literatura para a infância no processo de mediação leitora
Autor(es)Silva, Sara Raquel Reis da
Ferro, Marcela Coladello
Magalhães, Maria Helena
Palavras-chaveLiteratura para a infância
História da literatura
Mediação leitora
António Torrado
Literatura para niños
Historia de la literatura
Mediación lectora
Children’s literature
Literary history
Reading mediation
DataDez-2021
EditoraUniversidade de Santiago de Compostela (USC)
RevistaElos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil
CitaçãoSILVA, Sara Reis da, FERRO, Marcela e MAGALHÃES, Helena (2021). «A relevância do conhecimento da história da literatura para a infância no processo de mediação leitora» in Elos Revista de Literatura Infantil e Xuvenil, Nº 8, pp. 1-11.
Resumo(s)Procede-se, neste estudo, a uma problematização do lugar e da relevância da História da Literatura no âmbito da formação de mediadores de leitura, bem como da qualidade das suas práticas. A partir de uma abordagem genérica da obra de António Torrado (1939-2021), seguida de uma referência analítica a alguns dos seus textos narrativos que compõem o vasto universo das retextualizações, revisitações ou reescritas do acervo literário tradicional oral para a infância, procura-se concluir acerca da pertinência do conhecimento da História da Literatura para o aprimoramento de práticas de mediação de leitura empreendidas por mediadores verdadeiramente capacitados para tal, ou seja, mediadores cujo intertexto leitor (Fillola, 2001) seja também diacronicamente rico e preenchido de referências literárias diversas em termos de data ou época de edição, autoria, modo ou género literário, estilo, entre outros.
En este estudio se procede a problematizar el lugar y la relevancia de la Historia de la Literatura en la formación de los mediadores de lectura, así como la calidad de sus prácticas. A partir de una aproximación genérica a la obra de António Torrado (1939-2021) y el breve análisis de algunos de sus textos narrativos que conforman un vasto universo de retextualizaciones, revisitaciones o reescrituras de la literatura de tradición oral para la infancia, se busca aportar conclusiones acerca de la relevancia del conocimiento de la Historia de la Literatura para el perfeccionamiento de las prácticas de mediación lectora realizadas por mediadores realmente capacitados para ello; es decir, mediadores cuyo intertexto lector (Fillola, 2001) sea también diacrónicamente rico y esté repleto de diversas referencias literarias en relación con la fecha o época de edición, autoría, modo o género literario, estilo, entre otros.
In this study, we aim at problematize the place and relevance of the History of Literature in the context of training reading mediators, as well as in the quality of their practices. From a generic approach to the literary work of António Torrado (1939-2021), followed by an analytical reference to some of his narrative texts that make up the wide universe of retextualizations, revisitations or rewritings of the traditional oral literary heritage for children, conclude on the relevance of the knowledge of the History of Literature for the improvement of reading mediation practices undertaken by truly capable mediators, that is, mediators whose reader intertext is also diachronically rich and illed with several literary references in terms of date or publishing period, authorship, literary mode or genre, style, among others.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75915
DOI10.15304/elos.8.7975
e-ISSN2386-7620
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7975-Texto do artigo-51506-1-10-20211129.pdf276,04 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID