Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76613

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbreu, Maria Josépor
dc.contributor.advisorOliveira, Madalenapor
dc.contributor.authorBraga, Iara Mesquita da Silvapor
dc.date.accessioned2022-03-22T10:54:04Z-
dc.date.available2022-03-22T10:54:04Z-
dc.date.issued2020-01-15-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76613-
dc.descriptionPrograma doutoral em Engenharia Têxtilpor
dc.description.abstractNos últimos anos, o mercado de moda popular desenvolveu-se tanto em contingentes de produção, comercialização e consumo, como em qualidade. O popular em questão refere-se ao que é concebido, produzido e consumido pelas classes pobres. Tem um papel importante no mercado mundial, apresentando expressivos rendimentos económicos e fonte de emprego para as classes populares. O propósito desta tese passa por investigar o mercado de moda popular no Brasil, especificamente a calça jeans feminina, símbolo da moda popular e do consumo das classes populares. A calça jeans ocupa o maior número de pontos de venda nas feiras e shoppings populares, por desempenhar um papel importante na dinamização sociocultural, bem como pela sua constituição estética com os seus diferentes acabamentos.O objetivo desta pesquisa é conciliar o estudo da expressão estética com as técnicas de medição objetiva do conforto da calça jeans, símbolo da moda popular feminina para determinar se a expressão estética é sobrevalorizada em detrimento do conforto. Para isso, conjugam se na abordagem contributos de duas áreas de conhecimento em particular: com inspirações na etnografica, aplicada ao campo da moda, que permite problematizar os significados do vestuário – no caso concreto dos jeans – e o Conforto do Vestuário que, no campo mais vasto da Engenharia Têxtil, oferece fundamentação técnica para aferir o conforto deste componente da indumentária contemporânea. No âmbito do Plano Doutoral em Engenharia Têxtil, foi então realizado um trabalho cujo problema de investigação se traduz na seguinte questão: “Quais os modelos estéticos vigentes, ritmo de produção e padrões de consumo do mercado de moda popular de calça jeans do nordeste brasileiro e como se estabelecem na construção do mercado popular tendo em consideração a estética e o conforto?” Este trabalho de investigação consiste numa pesquisa que tem como plano orientador procedimentos referentes aos métodos científicos da corrente filosófica positivista, de natureza exploratória e é sujeita a uma abordagem dedutiva e indutiva, com a combinação de várias estratégias configuradas como multi estratégicas. Utiliza-se métodos mistos, mixed-model research, na combinação de técnicas qualitativas e quantitativas para realização da coleta e tratamento dos dados, com a finalidade de analisar os procedimentos, bem como o percurso do processo de criação, produção, comunicação e consumo da calça jeans feminina comercializada em feiras e shoppings populares nordestinos, a partir da observação e descrição da composição estética e da aplicação das medições objetivas de conforto.por
dc.description.abstractIn recent years, the popular fashion market has been developing both in production, marketing and consumption quotas, as well as in quality. The popular fashion in question refers not only to what is consumed by the popular classes, but also to what is conceived, produced and marketed by the poor classes. It has an important role in the world market, presenting significant economic income and source of employment for the popular classes. The purpose of this thesis is to investigate the popular fashion market in Brazil, specifically women's jeans, a symbol of popular fashion and popular consumption. Jeans occupy the largest number of points of sale in fairs and in popular malls, as they play an important role in socio-cultural dynamism, as well as their aesthetic constitution with their different finishes. The aim of this research is to reconcile the study of aesthetic expression with the techniques of subjective and objective measurement of the comfort of the jeans, a symbol of popular feminine fashion to determine if the aesthetic expression is overestimated to the detriment of comfort. For this, the contributions of two areas of knowledge in particular are combined: methods inspired by ethnography, which, applied to the field of fashion, allows us to problematize the meanings of clothing - in the concrete case of jeans - and the Clothing Comfort which, in the wider field of Textile Engineering, offers a socio-technical framework to assess the convenience of this component of contemporary clothing. Within the scope of the Doctoral Plan in Textile Engineering, a research work was carried out whose research problem is translated into the following question: “What are the current aesthetic models, production rhythm and patterns of consumption in the popular fashion market for jeans in northeastern Brazil, and how do they establish themselves in the construction of the popular market, considering aesthetics and comfort?” This research work is a research that has as its guiding plan procedures referring to scientific methods of the positivist philosophical current, exploratory in nature and is subject to a deductive and inductive approach, with the combination of various strategies configured as multi-strategies.Mixed methods are used, mixed-model research, in the combination of qualitative and quantitative techniques to perform the data collection and treatment, with the purpose of analyzing the procedures, as well as the course of the creation, production, communication and consumption process of the women's jeans sold in popular northeastern fairs and malls, based on the observation and description of the aesthetic composition and the application of comfort measurements.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectModa popularpor
dc.subjectEstética popularpor
dc.subjectConfortopor
dc.subjectJeans femininopor
dc.subjectPopular fashionpor
dc.subjectPopular aestheticspor
dc.subjectComfortpor
dc.subjectFemale jeanspor
dc.titleModa popular no Brasil: a importância do estudo da expressão estética e do conforto da calça jeans femininapor
dc.title.alternativePopular fashion in Brazil: the importance of study of the aesthetic expression and comfort of female jeanspor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.identifier.tid101623798por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeMuito bompor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DET/2C2T - Teses de doutoramento

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Iara Mesquita da Silva Braga.pdfTese de Doutoramento7,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

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