Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76649
Título: | Torga em Saramago: dos Poemas Ibéricos à Jangada de Pedra |
Outro(s) título(s): | Torga in Saramago: from the Iberian Poems to the Stone Raft |
Autor(es): | Grossegesse, Orlando |
Data: | 2009 |
Editora: | Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) |
Revista: | Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanitas |
Citação: | Grossegesse, O. (2009). Torga em Saramago: dos Poemas Ibéricos à Jangada de Pedra. Veredas: Revista Da Associação Internacional De Lusitanistas, (11), 109-130. Recuperado de https://revistaveredas.org/index.php/ver/article/view/113 |
Resumo(s): | A vida cultural e a crítica evitam uma comparação entre Torga e Saramago
apesar de chamar ambos ‘telúricos’ e ‘ibéricos’. O próprio Saramago fala quase
nunca de Torga. No entanto, comprova-se uma relação de recepção produtiva a
partir d’ Os Poemas Possíveis (1966) que glosam Poemas Ibéricos (versão
definitiva em 1965). A «lição de coragem mental» de Unamuno bem como a
‘lição’ do próprio Torga ao publicar o Quarto Dia da Criação do Mundo (1939-
40) revelam-se de maior importância para a génese do escritor Saramago em
Manual de Pintura e Caligrafia (1977), com reflexos em O ano da morte de
Ricardo Reis (1984). Saramago quer inscrever o seu testemunho (vida e obra) na
memória da inconformidade com os regimes de Franco e Salazar, tal como o fez
Torga. A aproximação do perfil torguiano culmina n’ A Jangada de Pedra
(1986), nomeadamente no ‘Adão ibérico’ Pedro Orce que sente tremer o chão
peninsular debaixo dos pés. Portuguese cultural expression and literary criticism avoid any comparison between Torga and Saramago, despite both being labeled as telluric and Iberian writers. Although Saramago himself rarely mentions Torga, there is clear evidence in his Poemas Possíveis (1966) of productive reception on Torga’s Poemas Ibéricos (complete version, ed. 1965). Unamuno’s «lesson of mental bravery» as well as Torga’s own ‘lesson’ given by writing and publishing his Quarto Dia da Criação do Mundo (1939-40) are most important for the emergence of Saramago as a non-conformist writer in Manual de Pintura e Caligrafia (1977), later echoing in his novel O ano da morte de Ricardo Reis (1984). Like Torga, the younger Saramago wishes to bear witness to his own opposition to Franco and Salazar. Saramago comes even closer to Torga’s telluric and Iberian profile in his novel A Jangada de Pedra (1986), above all via the old man who feels the tremor of the Iberian soil beneath his feet. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76649 |
ISSN: | 0874-5102 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
113-Texto do artigo-113-2-10-20170428.pdf | 290,24 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons