Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76797

TítuloA utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos: um estudo com professores de escolas angolanas do Cuanza-Norte
Outro(s) título(s)The use of technological resources in the teaching of math concepts: a study with angolan teachers of Cuanza-Norte schools
Autor(es)Narciso, Luís Filipe
Orientador(es)Lencastre, José Alberto
Viseu, Floriano
Palavras-chaveAprendizagem enriquecida com tecnologia
ensino de conceitos matemáticos
recursos tecnológicos; prática pedagógica
professores angolanos
Technology-enhanced learning
teaching mathematical subjects
pedagogical resources
pedagogical practice
Angolan math teachers
Data6-Mar-2020
Resumo(s)A evolução da tecnologia nos tempos atuais faz com que a escola, no geral, e o professor, em particular, acompanhem essa evolução na integração de recursos tecnológicos nas atividades de ensino e de aprendizagem. Partindo deste pressuposto, este estudo foi orientado com base na seguinte questão de investigação: como os professores angolanos de matemática do Cuanza-Norte utilizam recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos? Para responder a esta questão formularam-se os seguintes objetivos específicos: (i) Caracterizar as perceções de professores angolanos sobre o ensino de conceitos matemáticos; (ii) Caracterizar as perceções de professores angolanos sobre a utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos; (iii) Averiguar como os professores angolanos de matemática usam recursos tecnológicos para ensinar os conceitos matemáticos; (iv) Identificar vantagens e desvantagens na utilização de recursos tecnológicos no ensino de conceitos matemáticos. Atendendo à natureza dos objetivos delineados adotou-se por uma metodologia qualitativa e interpretativa com um desenho de estudo de caso. O estudo consumou-se em duas fases: numa primeira fase incidiu sobre 12 professores de matemática; e numa segunda fase observaram-se aulas de três destes professores. Os dados foram recolhidos através de inquérito por entrevistas e observação. Os resultados obtidos permitiram concluir que os professores angolanos acreditam nas mais-valias da utilização de tecnologia em sala de aula, e alguns usam-na. Pareceu-nos claro que não é benéfico que um aluno se sente na sala de aula apenas para ouvir o professor, sendo importante que os alunos sejam estimulados a envolver-se com o conteúdo, a trabalhar juntos e refletir na sua aprendizagem. Com os três professores observados pudemos notar as vantagens da utilização de recursos tecnológicos na motivação acrescida pela participação ativa do aluno na aula, a diminuição dos momentos de exposição por parte do professor, ajudando a aprender como descobrir ao invés de apenas ensinar. Em sentido oposto, acrescido à falta de condições físicas nas salas de aula ou mesmo a escassez de salas de informática, o elevado número de alunos por turma é um fator que constrange a realização de uma aula com a participação de todos. Esse facto, aliado a uma abordagem instrumental da tecnologia e a uma certa acomodação a uma pedagogia expositiva muito centrada na transmissão oral, faz com que os professores não consigam tirar o maior proveito dos recursos tecnológicos e promover uma abordagem centrada na aprendizagem do aluno com a finalidade de se alcançar uma aprendizagem efetiva e significativa dos conceitos matemáticos.
The evolution of technology, nowadays, pushes schools and teachers to follow that evolution integrating technological resources in the teaching and learning activities. Based on this assumption, this study was grounded on the following research question: How do the Angolan math teachers in North-Cuanza use the technological resources when teaching mathematical concepts? In order to answer this question the following specific objectives were prepared: (i) To characterize the perceptions of Angolan teachers about the teaching of mathematical concepts; (ii) To characterize the perceptions of Angolan teachers about the use of technological resources in the teaching of mathematical concepts; (iii) To find out how Angolan math teachers use technological resources to teach mathematical concepts; (iv) To identify advantages and disadvantages in the use of technological resources in the teaching of mathematical concepts. Taking into consideration the proposed goals, we adopted a qualitative and interpretative methodology using a case study design. The study was performed in two steps: firstly, we interviewed 12 math teachers; on a second phase we observed classes from 3 of the 12 teachers initially involved. Inquiry gathered data through interviews and observation. The gathered data allowed us to conclude that Angolan teachers believe in the benefits of using technology in the classroom, and some of them use it. It seemed clear to everyone that it is not favorable for a student to sit in the classroom listening to the teacher, and it is vital that students be encouraged to engage with content, work together and reflect on their learning. Observing the lessons of the three teachers we could notice the advantages of using the technological resources in the motivation and the active participation of the students in the class; also, the reduction of lecturing by the teacher, helping the students to learn how to discover instead of just teaching. On the other hand, teachers need to deal with the lack of physical conditions, computer-equipped classrooms and the high number of students in the class which reduces the opportunity for the students to intervene. This fact, coupled with an instrumental approach to technology and an accommodation to an expositive pedagogy that is very focused on oral transmission, makes it difficult for teachers to take benefit from technological resources and to promote a student-centered approach to learning and achieve useful and meaningful learning of math concepts.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação (Especialidade em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76797
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Luis Filipe Narciso.pdfTese de Doutoramento6,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID