Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/77423

TitleNovas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças
Other titlesNew technologies, risks and opportunities from children´s perspectives
Las nuevas tecnologías, sus riesgos y oportunidades desde la perspectiva de los niños
Author(s)Monteiro, Ana Francisca
KeywordsCrianças
Novas tecnologias
Riscos
Oportunidades
Children
New technologies
Risks
Opportunities
Niños
Nuevas tecnologías
Riesgos
Issue date2015
PublisherUniversidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
JournalRevista Portuguesa de Educação
CitationMonteiro, A. F., & Osório, A. J. (2015). Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças. Revista Portuguesa De Educação, 28(1), 35–57. https://doi.org/10.21814/rpe.7049
Abstract(s)Assumindo que as crianças são agentes sociais ativos que constroem as suas próprias culturas, esta pesquisa pretendeu compreender as suas perspetivas acerca do papel que as novas tecnologias, em particular a Internet, têm nas suas vidas. Tomou ainda como vertentes específicas os riscos, os desafios de segurança e as oportunidades que o uso de tecnologias digitais pode ou não representar, a partir do ponto de vista das crianças e da dimensão social do fenómeno tecnológico, ou seja, da forma como desenvolvimento tecnológico e práticas sociais se inter-relacionam e constroem mutuamente. Com base numa investigação etnográfica, são aqui retratadas as culturas ‘digitais’ que as crianças estão a construir e as reinterpretações que fazem dos conceitosde risco, segurança e oportunidade. Esta abordagem foca como este tipo de experiências são vividas quotidianamente, no contexto de estruturas socioculturais específicas.
Assuming that children are active social agents who construct their own cultures, this research is focused on their perspective about the role that new technologies, particularly the Internet, have in their lives. Moreover, it aims to understand the opportunities, risks and safety challenges the use of digital technologies may represent, from the children's points of view. Based on an ethnographic approach, this article analyses children’s lived experiences of using digital media, taking into account the specific sociocultural contexts in which these occur. Thus, it considers how technology and social practices coconstruct each other. Its results portray the 'digital' cultures children are building and the reinterpretations of opportunity, risk and safety that emerge within
Considerando que los niños son agentes sociales activos que construyen sus propias culturas, esta investigación buscó comprender sus puntos de vista acerca del papel que las nuevas tecnologías, en particular Internet, tienen en sus vidas. Aún tuvo como aspectos específicos los riegos, desafíos de seguridad y oportunidades que el uso de tecnologías digitales puede, o no puede, representar, desde el punto de vista de los niños. Con base en una investigación etnográfica están aquí representadas las culturas digitales que los niños están construyendo, bien como las interpretaciones que hacen de los conceptos de riesgo, seguridad y oportunidad. Este enfoque se centra en cómo se viven estas experiencias todos los días, en contextos de estructuras socio-culturales específicas. Se considera, por lo tanto, la dimensión social del fenómeno tecnológico, es decir, la manera como el desarrollo tecnológico y las prácticas sociales están interrelacionados y se construyen mutuamente.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77423
DOI10.21814/rpe.7049
ISSN0871-9187
e-ISSN2183-0452
Publisher versionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7049
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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