Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77430

TítuloA docência, o currículo e os novos espaços de aprendizagens: um estudo em escolas de ensino médio brasileiras
Outro(s) título(s)Teaching, curriculum and new spaces of learning: a study in secondary Brazilian schools
Autor(es)Araújo, Ester Figueiredo
Orientador(es)Alves, Maria Palmira
Palavras-chaveAprendizagem
Avaliação
Currículo
Docência
Teaching
Assessment
Curriculum
Learning
Data18-Mar-2022
Resumo(s)Falar sobre currículo no Brasil, é falar sobre identidade, cultura e novos espaços de aprendizagem, pois vivemos atualmente uma situação de muita instabilidade para os professores e gestores da educação. As exigências do sistema educativo brasileiro enfatizam a necessidade de maior autonomia das escolas mas, também, da sua responsabilização pelas aprendizagens dos alunos e pela melhoria constante do desempenho dos professores. O enquadramento teórico da investigação faz uma cartografia da literatura no campo científico da docência e do currículo e analisa as orientações das Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação. A Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, implementada no país desde 2018 tem sido objeto de inúmeras controvérsias, pelo que o estudo busca compreender como e stá acontecendo o desdobramento do currículo escolar nas escolas do ensino médio, numa região do Norte do Brasil, para investigar sobre as possibilidades de elaboração de uma proposta curricular que seja construída juntamente com os sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem, com fundamentação nas novas orientações e, dessa forma, contribuir para que os professores modifiquem suas ações, atitudes e práticas pedagógicas consideradas pouco atuais, para emergirem novos espaços de aprendizagem. Com base nestes objetivos delineamos um estudo exploratório e descritivo, com opção por uma metodologia de cariz misto que compreendeu, numa primeira fase, um inquérito por questionário a 59 professores e, numa segunda fase, inquéritos por entrevista aos pedagogos, aos coordenadores municipais de educação e a personalidades internacionalmente reconhecidas na área da educação. Os dados quantitativos foram tratados com recurso à estatística descritiva e os qualitativos foram objeto de análise de conteúdo, triangulando com a teoria. De acordo com os resultados que obtivemos, podemos afirmar que os professores estão conscientes da importância das diferentes dimensões da função que exercem: garantir a qualidade das práticas pedagógicas, a adequação destas práticas às orientações curriculares emanadas da tutela e dos órgãos regionais de coordenação da educação, mas reclamam formação, condições materiais e motivação. A “disciplinarização do conhecimento”, enquanto aspeto fulcral na cultura docente, não só dificulta a interdisciplinaridade e uma visão mais integrada e global do currículo, como condiciona as interações profissionais dos professores. Também ficou evidente a tensão a que estão sujeitos entre as exigências da mudança, sem terem tido formação e a multiplicidade de tarefas que estão inerentes ao cargo que ocupam, que comportam sobrecarga de trabalho sem qualquer compensação efetiva, uma vez que não existe qualquer benefício remuneratório ou de progressão na carreira. Os pedagogos e os coordenadores manifestaram dificuldades na gestão do tempo e das pressões internas e externas, de modo a dar prioridade à coordenação da prática científico-pedagógica dos professores, numa clara perceção da persistência de limites vincados entre as diferentes dimensões curriculares, identidades e culturas locais.
Talking about curriculum in Brazil is talking about identity, culture and new spaces of learning, because of we currently live in a very unstable situation either for teachers or leaders. The demands of the Brazilian education system emphasize the need for greater autonomy for schools, but also for their engagement for students' learning and for the constant improvement in teachers' performance. The theoretical framework of the investigation maps the literature in the scientific field of teaching and curriculum and analyzes the Curriculum Guidelines of the Ministry of Education. The Common National Curriculum Base for Secondary Education, implemented in the country since 2018, has been the subject of numerous controversies, so the study aims to understand how the unfolding of the school curriculum in secondary schools within a brasilian region is happening, to investigate the possibilities of developing a curriculum proposal that is built together with the subjects involved in the teaching process learning, based on the new guidelines and, so, contributing to change teachers’ actions, attitudes and pedagogical practices considered outdated, in order to emerge new learning spaces. Based on these objectives, we designed an exploratory and descriptive study, with an option for a mixed methodology that comprised, in a first phase, a questionnaire survey of 59 teachers and, in a second phase, interview surveys to pedagogues, to municipal education coordinators. and internationally recognized personalities in the field of education. Quantitative data was analised using descriptive statistics and qualitative data were object of content analysis, triangulated with theory. According to the results, we can state that teachers are aware of the importance of the different dimensions of their role: ensuring the quality of pedagogical practices, the adequacy of these practices to the curricular guidelines emanating from the macro and regional education coordination bodies , but they demand training, material conditions and motivation. The “disciplinarization of knowledge”, as a key aspect of the teaching culture, not only hinders interdisciplinarity and a more integrated and global view of the curriculum, but also conditions the professional interactions of teachers. It was also evident the tension they are subject to between the demands of change, without having had training and the multiplicity of tasks that are inherent to the position they occupy, which entail work overload without any effective compensation, since there is no remuneration benefit or career advancement. The pedagogues and coordinators manifested difficulties in time management and internal and external pressures, in order to prioritize the coordination of the scientific- pedagogical practice of teachers, in a clear perception of the persistence of marked boundaries between the different curricular dimensions, identities and cultures locations.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Desenvolvimento Curricular)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77430
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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