Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77478

TítuloTeachers’ motivation for teaching in higher education: Portuguese validation of a questionnaire
Outro(s) título(s)Motivação dos professores para o ensino na educação superior: Validação Portuguesa de um questionário
Autor(es)Almeida, Leandro S.
Moreira, Maria Alfredo
Caldeira, Suzana Nunes
Soares, Sara Medeiros
Hattum-Janssen, Natascha van
Visser-Wijnveen, Gerda J.
Palavras-chaveIntrinsic motivation
Teachers
Higher education
Motivação intrínseca
Professores
Ensino superior
Data2021
RevistaPaidéia
CitaçãoAlmeida, L. S. et al. (2021). Teachers’ Motivation for Teaching in Higher Education: Portuguese validation of a questionnaire. Paidéia (Ribeirão Preto), 31,1-11
Resumo(s)Motivation for teaching is key in the establishment and further development of high-quality higher education, as it affects teachers’ investment in quality learning experiences for their students, as well as institutional efficacy and well-being. This study aimed to validate a questionnaire, originally developed in Belgium, designed to evaluate three dimensions (self-efficacy, interest, and effort) of intrinsic motivation for teaching for a different national population. The sample consisted of 616 academics working in public higher education institutions in Portugal. Confirmatory factor analysis was conducted and internal consistency of items analyzed. The results show that the original dimensionality of the construct is confirmed in the Portuguese teachers’ sample. Motivation for teaching in the Portuguese context is primarily explained by the following factors: personal efficacy, interest in the task, and effort placed on teaching responsibilities. A difference was found in that personal efficacy could not be divided in context and general personal efficacy.
A motivação para ensinar é fundamental para o desenvolvimento de ensino superior de qualidade, pois determina o investimento dos professores em experiências de aprendizagem de qualidade para os seus estudantes, bem como a eficácia e bem-estar institucionais. O estudo teve por objetivo a validação de um questionário, originalmente desenvolvido na Bélgica, destinado a avaliar três dimensões (autoeficácia, interesse e esforço) sobre motivação intrínseca para ensinar, para uma população nacional distinta. A amostra é composta por 616 acadêmicos que trabalham em instituições públicas de ensino superior em Portugal. Realizou-se a análise fatorial confirmatória e analisou-se a consistência interna dos itens para cada uma das dimensões avaliadas. Os resultados mostram que a dimensionalidade original do constructo é confirmada na amostra portuguesa, sendo a motivação para o ensino explicada principalmente pelos seguintes fatores: eficácia pessoal, interesse pelo trabalho e esforço nas responsabilidades de ensino. Não foram encontradas diferenças entre eficácia pessoal geral e eficácia pessoal contextual.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77478
DOI10.1590/1982-4327e3104
ISSN0103-863X
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1982-4327-paideia-31-e3104.pdf329 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID