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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Maria Eduarda-
dc.contributor.authorReis, Carlos F.-
dc.contributor.authorTracana, Rosa Branca-
dc.contributor.authorLeitão, J.-
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões de-
dc.date.accessioned2008-03-28T17:02:37Z-
dc.date.available2008-03-28T17:02:37Z-
dc.date.issued2007-12-
dc.date.submitted2007-09-02-
dc.identifier.citation"Revista em Literacia e Bem-Estar da Criança". ISSN 1646-7329. 1:2 (Dez. 2007) 25-45.eng
dc.identifier.issn1646-7329eng
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/7748-
dc.description.abstractO objectivo do presente estudo é conhecer as atitudes dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) face às ciências e saber se as metodologias de ensino utilizadas incluem actividades práticas e experimentais de ciências. A nossa investigação baseou-se numa amostra de 199 escolas de meio rural e urbano do distrito da Guarda. A hipótese de estudo formulou-se da seguinte forma “os professores do 1º CEB que trabalham permanentemente em escolas isoladas apresentam mais baixos scores de atitudes face às ciências e ao ensino das ciências”. Os dois instrumentos usados no estudo foram adaptados de Vásquez-Alonso & Manassero-Mas (1997) e Barros & Losada (2001). Os resultados mostram que os professores de escolas do meio rural apresentam atitudes menos positivas face às ciências e ao ensino das ciências, bem como desenvolvem menos procedimentos experimentais do que os professores do meio urbano. Isto revela que o contexto de meio rural é um entrave para o desenvolvimento do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que a transferência dos professores e alunos de pequenas escolas isoladas para maiores agrupamentos escolares poderá proporcionar uma mais adequada socialização e um melhor contexto para o desenvolvimento de atitudes positivas face às ciências e a um mais efectivo ensino experimental das ciências.eng
dc.description.sponsorshipLIBEC/CIFPEC - unidade de investigação 16/644 da FCT.eng
dc.language.isoporeng
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Literacia e Bem-Estar da Criançaeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectEnsino experimental das ciênciaseng
dc.subjectProfessores do 1º CEBeng
dc.subjectAtitudes face às ciênciaseng
dc.subjectMeio ruraleng
dc.subjectMeio urbanoeng
dc.titleAtitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanaseng
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyeseng
dc.relation.publisherversionhttp://www.libecline.pt.tp/eng
sdum.number2eng
sdum.pagination25-45eng
sdum.publicationstatuspublishedeng
sdum.volume1eng
sdum.journalRevista em Literacia e Bem-Estar da Criançapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)
DCILM - Artigos (Papers)

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