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https://hdl.handle.net/1822/7748
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Maria Eduarda | - |
dc.contributor.author | Reis, Carlos F. | - |
dc.contributor.author | Tracana, Rosa Branca | - |
dc.contributor.author | Leitão, J. | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | - |
dc.date.accessioned | 2008-03-28T17:02:37Z | - |
dc.date.available | 2008-03-28T17:02:37Z | - |
dc.date.issued | 2007-12 | - |
dc.date.submitted | 2007-09-02 | - |
dc.identifier.citation | "Revista em Literacia e Bem-Estar da Criança". ISSN 1646-7329. 1:2 (Dez. 2007) 25-45. | eng |
dc.identifier.issn | 1646-7329 | eng |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/7748 | - |
dc.description.abstract | O objectivo do presente estudo é conhecer as atitudes dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB) face às ciências e saber se as metodologias de ensino utilizadas incluem actividades práticas e experimentais de ciências. A nossa investigação baseou-se numa amostra de 199 escolas de meio rural e urbano do distrito da Guarda. A hipótese de estudo formulou-se da seguinte forma “os professores do 1º CEB que trabalham permanentemente em escolas isoladas apresentam mais baixos scores de atitudes face às ciências e ao ensino das ciências”. Os dois instrumentos usados no estudo foram adaptados de Vásquez-Alonso & Manassero-Mas (1997) e Barros & Losada (2001). Os resultados mostram que os professores de escolas do meio rural apresentam atitudes menos positivas face às ciências e ao ensino das ciências, bem como desenvolvem menos procedimentos experimentais do que os professores do meio urbano. Isto revela que o contexto de meio rural é um entrave para o desenvolvimento do ensino experimental das ciências. Os resultados sugerem que a transferência dos professores e alunos de pequenas escolas isoladas para maiores agrupamentos escolares poderá proporcionar uma mais adequada socialização e um melhor contexto para o desenvolvimento de atitudes positivas face às ciências e a um mais efectivo ensino experimental das ciências. | eng |
dc.description.sponsorship | LIBEC/CIFPEC - unidade de investigação 16/644 da FCT. | eng |
dc.language.iso | por | eng |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Literacia e Bem-Estar da Criança | eng |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | Ensino experimental das ciências | eng |
dc.subject | Professores do 1º CEB | eng |
dc.subject | Atitudes face às ciências | eng |
dc.subject | Meio rural | eng |
dc.subject | Meio urbano | eng |
dc.title | Atitudes e práticas dos professores do 1º CEB face às ciências e ao ensino experimental das ciências : comparação entre escolas rurais isoladas e escolas urbanas | eng |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | eng |
dc.relation.publisherversion | http://www.libecline.pt.tp/ | eng |
sdum.number | 2 | eng |
sdum.pagination | 25-45 | eng |
sdum.publicationstatus | published | eng |
sdum.volume | 1 | eng |
sdum.journal | Revista em Literacia e Bem-Estar da Criança | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) DCILM - Artigos (Papers) |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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