Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77818

TítuloPerturbações auditivas: o conhecimento como caminho para a prevenção
Outro(s) título(s)Auditory disorders: knowledge as a way to prevention
Autor(es)Neves, Roberta
Baptista, Ana Catarina
Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveOtite média serosa
Prevenção
Terapia da fala
Serous otitis media
Prevention
Hearing
Speech therapy
Data2022
EditoraEditora Unijuí
RevistaRevista Contexto & Educação
CitaçãoNeves, R., Baptista, A.C. & Carvalho, G.S. (2022). Perturbações auditivas: o conhecimento como caminho para a prevenção. Revista Contexto & Educação, 37(117), 108–117.
Resumo(s)Introdução: A otite média serosa e a perturbação do processamento auditivo são perturbações de difícil diagnóstico em crianças pequenas, pelo que, iniciativas de prevenção disseminam o conhecimento e a tomada de consciência, permitindo identificar precocemente tais perturbações. Com a colaboração da Universidade do Minho e da Universidade do Algarve promoveu-se um Ciclo de Conferências inserido numa ação de prevenção primária sobre um importante fator de risco para o desenvolvimento da linguagem: a otite média serosa, uma patologia altamente frequente e que acomete sobretudo crianças pequenas e que pode ter impacto na linguagem, bem como, atingir um pilar importante para o desenvolvimento linguístico: o processamento auditivo central. Objetivos: partilhar a experiência deste ciclo e o eventual impacto do conhecimento transmitido aos participantes. Metodologia: utilizou-se um questionário de caracterização sociodemográfica e de percepção/satisfação, com utilização de estatística descritiva para análise dos dados. Resultados: os dados iniciais demonstram que houve impacto positivo na ampliação dos conhecimentos dos participantes e do reconhecimento dos mesmos da necessidade de mais formações nesta área. Conclusão: há interesse relevante na temática deste ciclo, sendo fundamental continuar-se a investir nestas atividades de prevenção, pelo seu potencial transformador nas práticas profissionais de todos os que lidam diretamente com crianças.
Introduction: Serous otitis media and auditory processing disorder are difficult to diagnose disorders in young children, so prevention initiatives disseminate knowledge and awareness, allowing early identification of such disorders. With the collaboration of the University of Minho and the University of Algarve, a Conference Cycle was promoted inserted in a primary prevention action on a significant risk factor for language development: serous otitis media, a widespread pathology that affects young children mainly, and that can have an impact on language, as well as reaching an important pillar for linguistic development: central auditory processing. Objectives: Sharing the experience of this cycle and the possible impact of the knowledge transmitted to the participants. Methodology: A questionnaire for sociodemographic characterization and perception/satisfaction was applied, and descriptive statistics was used for data analysis. Results: The initial data showed a positive impact on the expansion of the participants’ knowledge and their knowledge of the need for more training in this area. Conclusion: There is relevant interest in the theme of this Conference Cycle, being fundamental to continue to invest in these prevention activities due to its transformative potential in the professional practices of all those who deal directly with children.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77818
DOI10.21527/2179-1309.2022.117.12981
ISSN2179-1309
Versão da editorahttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/12981
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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