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https://hdl.handle.net/1822/77818
Título: | Perturbações auditivas: o conhecimento como caminho para a prevenção |
Outro(s) título(s): | Auditory disorders: knowledge as a way to prevention |
Autor(es): | Neves, Roberta Baptista, Ana Catarina Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Otite média serosa Prevenção Terapia da fala Serous otitis media Prevention Hearing Speech therapy |
Data: | 2022 |
Editora: | Editora Unijuí |
Revista: | Revista Contexto & Educação |
Citação: | Neves, R., Baptista, A.C. & Carvalho, G.S. (2022). Perturbações auditivas: o conhecimento como caminho para a prevenção. Revista Contexto & Educação, 37(117), 108–117. |
Resumo(s): | Introdução: A otite média serosa e a perturbação do processamento auditivo são perturbações de difícil diagnóstico em crianças pequenas, pelo que, iniciativas de prevenção disseminam o conhecimento e a tomada de consciência, permitindo identificar precocemente tais perturbações. Com a colaboração da Universidade do Minho e da Universidade do Algarve promoveu-se um Ciclo de Conferências inserido numa ação de prevenção primária sobre um importante fator de risco para o desenvolvimento da linguagem: a otite média serosa, uma patologia altamente frequente e que acomete sobretudo crianças pequenas e que pode ter impacto na linguagem, bem como, atingir um pilar importante para o desenvolvimento linguístico: o processamento auditivo central. Objetivos: partilhar a experiência deste ciclo e o eventual impacto do conhecimento transmitido aos participantes. Metodologia: utilizou-se um questionário de caracterização sociodemográfica e de percepção/satisfação, com utilização de estatística descritiva para análise dos dados. Resultados: os dados iniciais demonstram que houve impacto positivo na ampliação dos conhecimentos dos participantes e do reconhecimento dos mesmos da necessidade de mais formações nesta área. Conclusão: há interesse relevante na temática deste ciclo, sendo fundamental continuar-se a investir nestas atividades de prevenção, pelo seu potencial transformador nas práticas profissionais de todos os que lidam diretamente com crianças. Introduction: Serous otitis media and auditory processing disorder are difficult to diagnose disorders in young children, so prevention initiatives disseminate knowledge and awareness, allowing early identification of such disorders. With the collaboration of the University of Minho and the University of Algarve, a Conference Cycle was promoted inserted in a primary prevention action on a significant risk factor for language development: serous otitis media, a widespread pathology that affects young children mainly, and that can have an impact on language, as well as reaching an important pillar for linguistic development: central auditory processing. Objectives: Sharing the experience of this cycle and the possible impact of the knowledge transmitted to the participants. Methodology: A questionnaire for sociodemographic characterization and perception/satisfaction was applied, and descriptive statistics was used for data analysis. Results: The initial data showed a positive impact on the expansion of the participants’ knowledge and their knowledge of the need for more training in this area. Conclusion: There is relevant interest in the theme of this Conference Cycle, being fundamental to continue to invest in these prevention activities due to its transformative potential in the professional practices of all those who deal directly with children. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77818 |
DOI: | 10.21527/2179-1309.2022.117.12981 |
ISSN: | 2179-1309 |
Versão da editora: | https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/12981 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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C&E_PerturbacoesAuditivas.pdf | 378,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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