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TítuloEnsino da música em Portugal e a prova de aptidão artística
Outro(s) título(s)Teaching music in Portugal and the artistic aptitude test
Autor(es)Ribeiro, António José Pacheco
Palavras-chaveEnsino artístico especializado da música
Ensino artístico vocacional da música
Prova de aptidão artística
Specialised artistic teaching of music
Vocational music teaching
Artistic aptitude test
DataAbr-2022
EditoraEditora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL)
RevistaDebates em Educação
CitaçãoRibeiro, A. J. P. (2022). O ensino da música em Portugal e a prova de aptidão artística. Debates Em Educação, 14(34), 377–389. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p377-389
Resumo(s)Este artigo de reflexão discorre sobre o ensino da música em Portugal, nomeadamente o que ocorre nos Conservatórios e Academias de Música, refere as dificuldades com que este tipo de ensino se debate, as tentativas de inserção desta área no sistema geral de ensino e a problemática da avaliação em música. Tem como principal objetivo fazer uma apreciação do modelo de avaliação dos alunos, vigente desde a criação do Conservatório de Música de Lisboa, ligado à Casa Pia, que se manteve basicamente até aos nossos dias, e centra-se na mudança perspetivada pela Portaria nº 243-B/2012, de 13 de agosto, que introduz o conceito de avaliação pelo desenvolvimento de um projeto e sua apresentação. Conclui que este modelo de avaliação faz rutura com a conceção de avaliação tradicional baseada em exames.
This reflection article discusses the teaching of music in Portugal, namely what happens in the Conservatories and Academies of Music, refers to the difficulties in which this type of education faces, the attempts to insert this area in the general education system and the problem of music evaluation. Its main objective is to assess the model of student evaluation, in force since the creation of the Lisbon Conservatory of Music, linked to Casa Pia, which has basically remained until today, and focuses on the change envisaged by Ordinance nº 243- B/2012 of 13 August, which introduces the concept evaluation for the development of a project and its presentation. It concludes that this evaluation model breaks with the concept of traditional evaluated based on exams.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78278
DOI10.28998/2175-6600.2022v14n34p377-389
ISSN2175-6600
Versão da editorahttps://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12028/9555
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
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