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https://hdl.handle.net/1822/78278
Título: | Ensino da música em Portugal e a prova de aptidão artística |
Outro(s) título(s): | Teaching music in Portugal and the artistic aptitude test |
Autor(es): | Ribeiro, António José Pacheco |
Palavras-chave: | Ensino artístico especializado da música Ensino artístico vocacional da música Prova de aptidão artística Specialised artistic teaching of music Vocational music teaching Artistic aptitude test |
Data: | Abr-2022 |
Editora: | Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL) |
Revista: | Debates em Educação |
Citação: | Ribeiro, A. J. P. (2022). O ensino da música em Portugal e a prova de aptidão artística. Debates Em Educação, 14(34), 377–389. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p377-389 |
Resumo(s): | Este artigo de reflexão discorre sobre o ensino da música em Portugal, nomeadamente o que ocorre nos Conservatórios e Academias de Música, refere as dificuldades com que este tipo de ensino se debate, as tentativas de inserção desta área no sistema geral de ensino e a problemática da avaliação em música. Tem como principal objetivo fazer uma apreciação do modelo de avaliação dos alunos, vigente desde a criação do Conservatório de Música de Lisboa, ligado à Casa Pia, que se manteve basicamente até aos nossos dias, e centra-se na mudança perspetivada pela Portaria nº 243-B/2012, de 13 de agosto, que introduz o conceito de avaliação pelo desenvolvimento de um projeto e sua apresentação. Conclui que este modelo de avaliação faz rutura com a conceção de avaliação tradicional baseada em exames. This reflection article discusses the teaching of music in Portugal, namely what happens in the Conservatories and Academies of Music, refers to the difficulties in which this type of education faces, the attempts to insert this area in the general education system and the problem of music evaluation. Its main objective is to assess the model of student evaluation, in force since the creation of the Lisbon Conservatory of Music, linked to Casa Pia, which has basically remained until today, and focuses on the change envisaged by Ordinance nº 243- B/2012 of 13 August, which introduces the concept evaluation for the development of a project and its presentation. It concludes that this evaluation model breaks with the concept of traditional evaluated based on exams. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78278 |
DOI: | 10.28998/2175-6600.2022v14n34p377-389 |
ISSN: | 2175-6600 |
Versão da editora: | https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12028/9555 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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