Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78360

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamon, Micaelapor
dc.contributor.authorLi Yangpor
dc.date.accessioned2022-06-13T10:14:23Z-
dc.date.available2022-06-13T10:14:23Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78360-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira e Português Língua Segunda (PLNM – PLE/PL2)por
dc.description.abstractO presente relatório dá conta do projeto de estágio desenvolvido no âmbito do Mestrado em Português Língua Não Materna - Língua Segunda/Língua Estrangeira - (PLNM - PL2/PLE) da Universidade do Minho, o qual consistiu na conceção, organização, planificação e lecionação de sessões de “Práticas de Audição -Conversação” ao 28º Curso Anual de Português Língua Estrangeira, que decorreu no BabeliUM - Centro de Línguas da Universidade do Minho, de 28 de setembro de 2020 a 22 de janeiro de 2021. Nele se reflete sobre que conhecimentos relativos às culturas de língua portuguesa podem ser integrados na sala de aula de forma a potenciar a aprendizagem do português, particularmente o desenvolvimento das competências de audição e conversação. Na parte prática deste relatório, apresentam-se materiais concebidos para o ensino das culturas de língua portuguesa a estrangeiros, a partir de propostas didáticas de apoio às aulas. Também se faz um breve enquadramento teórico sobre a temática abordada, refletindo criticamente sobre a conexão entre a cultura e o ensino de línguas estrangeiras. Os resultados positivos apresentados pelos alunos no final do curso permitem-nos concluir que a criação de materiais para o ensino das culturas de língua portuguesa a estrangeiros contribuiu para que as componentes culturais fossem integradas no ensino de PLE, ajudando a desenvolver a competência comunicativa dos alunos.por
dc.description.abstractThis report gives an account of the internship project developed within the scope of the Master in Portuguese as a Non-Native Language - Portuguese as a Second Language/Portuguese as a Foreign Language - (PLNM - PL2/PLE) at the University of Minho, which consisted of the conception, organization, planning and teaching of “Listening - Conversation Practices” during the 28th Annual Course of Portuguese as a Foreign Language (PLE), which took place in BabeliUM - Language Center of the University of Minho, from September 28th, 2020 to January 22nd, 2021. It reflects on what knowledge related to Portuguese-speaking cultures can be integrated into the classroom in order to enhance Portuguese learning, particularly the development of speaking and listening skills. In the practical part of this report, materials designed for teaching Portuguese-speaking cultures to foreigners are presented, based on didactic proposals of classes. There is also a brief theoretical framework on the topic addressed, critically reflecting on the connection between culture and foreign language teaching. The positive results presented by the students at the end of the course allow us to conclude that the creation of materials for teaching Portuguese-speaking cultures to foreigners contributed to the integration of cultural components in the teaching of PLE, helping to develop the students' communicative competence.por
dc.description.abstract本报告旨在介绍在葡萄牙米尼奥大学攻读葡萄牙语非母语——葡萄牙语作为第二 语言/葡萄牙语作为外语硕士学位期间开展的实习项目,实习中构思、组织、规划并教 授了第28 届葡萄牙语外语“听力——会话实践”课程,课程开设时间为2020 年9 月 28 日至 2021 年1 月 22 日,是米尼奥大学语言中心开设的对外葡语课程。它反映出哪些 葡语文化知识可以融入课堂,借此以加强葡语学习,特别是口语和听力技能的发展。 报告的实践部分,基于课程教学建议,编写向外国人教授葡语文化的材料。此外, 建立对议题的简要理论框架,批判性地反思文化与外语教学之间的联系。 学生在课程结束后呈现的积极成果让我们得出结论,编写向外国人教授葡语文化 的材料不仅有助于将文化融入到对外葡语教学中,而且有助于培养学生的交际能力。por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCompetência comunicativapor
dc.subjectCompetência socioculturalpor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectPortuguês língua estrangeirapor
dc.subjectCommunicative competencepor
dc.subjectSociocultural competencepor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectTeaching-learningpor
dc.subjectPortuguese foreign languagepor
dc.subject交际能力por
dc.subject社会文化能力por
dc.subject文化por
dc.subject教学por
dc.subject葡萄牙语外语por
dc.titleCriação de materiais para o ensino das culturas de língua portuguesa a estrangeiros: propostas didáticas apoiadas na aula de Práticas de Audição - Conversação de nível A2por
dc.title.alternativeCreation of materials for teaching Portuguese-speaking cultures to foreigners: didactic proposals based on the A2 Level Listening - Conversation Practices classpor
dc.title.alternative编写向外国人教授葡萄牙语文化的材料:基于A2 等级听力——会话实践课程的教学建 议por
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202914500por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Li+Yang.pdf10,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID