Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78846

TítuloConsumo partilhado e mediação geracional: os media como recurso relacional e educativo
Autor(es)Petrella, Simone
Pinto, Manuel
Pereira, Sara
Andò, Romana
Palavras-chaveConsumo mediático
Mediação familiar
Comunicação intergeracional
Observação participante
Literacia mediática
Data2014
EditoraGabinete para os Meios de Comunicação Social. Grupo de Trabalho Informal sobre Literacia para os Media
CitaçãoPetrella, S., Pinto, M., Pereira, S., & Andò, R. (2014). Consumo Partilhado e Mediação Geracional: os Media como Recurso Relacional e Educativo. In S. Silva & S. Pereira (Eds), Atas do 2º Congresso Literacia, Media e Cidadania (pp. 515-528). Lisboa: GMCS/GILM.
Resumo(s)O presente trabalho pretende refletir sobre as dinâmicas de consumo mediático em contexto familiar, realçando o valor da mediação geracional e a utilização dos media como recurso educativo e relacional entre gerações. Partindo destas reflexões apresentaremos uma investigação desenvolvida em 2010, em Itália, com um pequeno grupo de famílias, encontradas no próprio contexto quotidiano. Objetivo do estudo foi analisar através de uma abordagem etnográfica a forma de a família se adaptar ao novo ecossistema mediático, observando as dinâmicas de uso e consumo dos media, assim como as repercussões na densa rede de relações familiares. Como evidenciam os resultados do estudo, a família é chamada hoje a desempenhar um papel fundamental na educação para uma utilização crítica e participativa dos media, apostando num consumo partilhado e crítico. Esta tipologia de consumo mediático, quando sustentada por uma concepção dos media como recursos educativos e relacionais, contribui para a aproximação das gerações e para a aquisição e fortificação de competências mediáticas. Em conclusão apresentaremos uma investigação, atualmente em curso no norte de Portugal, que visa promover a comunicação e a relação entre gerações distantes através da criação de espaços informais de jogo e partilha em torno dos media. Este segundo estudo apresenta-se como uma extensão do primeiro num contexto caraterizado pelo fosso intergeracional e pela exclusão digital.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78846
ISBN978-989-96478-3-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID