Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78912

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, António Camilopor
dc.contributor.authorGalvão, Zenaidepor
dc.date.accessioned2022-07-22T13:33:15Z-
dc.date.available2022-07-22T13:33:15Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCunha, A.C. & Galvão, Z. (2022). A universidade e o homo-politicus: qual o sentido da formação universitária no campo da Educação Física em tempos de crise? Educação física para quê?. Motrivivência, 34(65), 1-11. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e89843por
dc.identifier.issn2175-8042-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78912-
dc.description.abstractEsta reflexão procura olhar para a universidade em sua dimensão política e, a partir deste olhar, pensar a formação em Educação Física em tempos de crise. Trata-se de uma reflexão interpretativa que tem como metodologia de análise, uma hermenêutica de perguntas e respostas, de construção e desconstrução. O texto foi organizado em três momentos: no primeiro versa sobre a dimensão política apresentando dois tipos de homens/mulheres: o “homo-violentus” e o “homo-sabius” com suas caraterísticas particulares. No segundo convoca-se a universidade, onde parecem habitar estes dois tipos de homo(s): o “homo-violentus” que chama a si a política do poder e o “homo-sabius” que chama a si a política da justiça. Por fim, no terceiro momento, foi abordada a formação universitária em Educação Física em tempos de crise, onde se buscou responder à questão “Educação Física para que?”, tendo como referência (também) os dois momentos anteriores.por
dc.description.abstractThis reflection seeks to look at the university in its political dimension and, from this perspective, to think about training in Physical Education in times of crisis. It is an interpretive reflection whose methodology of analysis is a hermeneutic of questions and answers, of construction and deconstruction. The text was organized in three moments: the first deals with the political dimension, presenting two types of men/women: the “homo-violentus” and the “homo-sabius” with their particular characteristics. In the second, the university is summoned, where these two types of homo(s) seem to inhabit: the “homo-violentus” who takes on the politics of power and the “homosabius” who takes on the politics of justice. Finally, in the third moment, the university formation in Physical Education in times of crisis was approached, seeking to answer the question “Physical Education for what?”, having as reference (also) the two previous moments.por
dc.description.abstractEsta reflexión busca mirar a la universidad en su dimensión política y, desde esta perspectiva, pensar la formación en Educación Física en tiempos de crisis. Es una reflexión interpretativa cuya metodología de análisis es una hermenéutica de preguntas y respuestas, de construcción y deconstrucción. El texto fue organizado en tres momentos: el primero aborda la dimensión política, presentando dos tipos de hombres/mujeres: los “homo-violentus” y los “homo-sabius” con sus características particulares. En el segundo se convoca la universidad, donde parecen habitar estos dos tipos de homo(s): el “homo-violentus” que asume la política del poder y el “homo-sabius” que asume la política de la justicia. Finalmente, en el tercer momento, se abordó la formación universitaria en Educación Física en tiempos de crisis, buscando responder a la pregunta “¿Educación Física para qué?”, teniendo como referencia (también) los dos momentos anteriores.por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectUniversitypor
dc.subjectPolicypor
dc.subjectTeacherpor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectUniversidadpor
dc.subjectMaestropor
dc.subjectEducación físicapor
dc.titleA universidade e o homo-politicus: qual o sentido da formação universitária no campo da educação física em tempos de crise? Educação física para quê?por
dc.title.alternativeThe university and the homo-politicus: what is the meaning of university education in the field of physical education in times of crisis? Physical education for what?por
dc.title.alternativeLa universidad y el homopolítico: ¿cuál es el sentido de la formación universitaria en el campo de la educación física en tiempos de crisis? ¿Educación física para qué?por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage11por
oaire.citationIssue65por
oaire.citationConferencePlaceFlorianópolis, SCpor
oaire.citationVolume34por
dc.identifier.doi10.5007/2175-8042.2022.e89843por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalMotrivivênciapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A universidade e o homo politicus qual o sentido da formação universitária.pdf291,05 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID