Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78915
Título: | A educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade |
Outro(s) título(s): | The school physical education in Portugal: Between centrality and diversity La educación física escolar en Portugal: entre la centralidad y la diversidad |
Autor(es): | Cunha, António Camilo Galvão, Zenaide |
Palavras-chave: | Educação Física Unidade Diversidade Professor Currículo Physical Education United Diversity Teacher Curriculum Educación Física Unidad Diversidad Profesor |
Data: | Jul-2022 |
Editora: | Tulio Guterman |
Revista: | Lecturas: Educación Física y Deportes |
Citação: | Cunha, A.C., e Galvão, Z. (2022). A Educação Física escolar em Portugal: entre acentralidade e a diversidade. Lecturas: Educación Física y Deportes , 27(290), 112-123. https://doi.org/10.46642/efd.v27i290.3274 |
Resumo(s): | A Educação Física escolar em todos os países onde a Educação se faz
presente está cercada pordiferentes concepções, sejam culturais,
científicas, pedagógicas, sejam de práxis curriculares. O objetivodesta
reflexão (ensaio) é tentar vislumbrar tendências de Educação Física em
Portugal e no mundo, tendocomo referência a Europa. Vamos perceber que
tanto a formação de professores de Educação Física, comoa
intervenção profissional se faz entre duas grandes dimensões: a
centralidade/unidade
versus
a
diversidade. Uma centralidade/unidade
“prisioneira” da autoridade do Estado e uma diversidade que apelaà
consciência de cada escola, de cada professor, de cada comunidade, em
função dos contextos ecircunstâncias. Esta dimensão, parece estar mais
próxima do livre movimento, do livre brincar -caraterísticas fundantes do
homo-ludens. School Physical Education in all countries where Education is present is surrounded by different concepts, whether cultural, scientific, pedagogical, or curricular praxis. The objective of this reflection (essay) is to try to glimpse trends in Physical Education in Portugal and in the world, having Europe as a reference. We will see that both the training of Physical Education teachers and professional intervention is made between two great dimensions: centrality/unity versus diversity. A “prisoner” centrality/unit of State authority and a diversity that appeals to the conscience of each school, each teacher, each community, depending on the contexts and circumstances. This dimension seems to be closer to free movement, to free play - founding characteristics of homo-ludens La Educación Física Escolar en todos los países donde la Educación está presente se ve influida por diferentes concepciones, ya sean culturales, científicas, pedagógicas o de praxis curricular. El objetivo de esta reflexión (ensayo) es tratar de vislumbrar tendencias en Educación Física en Portugal y en el mundo, teniendo a Europa como referencia. Se percibe que tanto la formación del profesorado de Educación Física como la intervención profesional se realiza entre dos grandes dimensiones: centralidad/unidad versus diversidad. Una centralidad/unidad “prisionera” de la autoridad del Estado y una diversidad que apela a la conciencia de cada escuela, de cada docente, de cada comunidad, según los contextos y las circunstancias. Esta dimensión parece estar más cerca del libre movimiento, del libre juego, características fundantes del homo ludens. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78915 |
DOI: | 10.46642/efd.v27i290.3274 |
ISSN: | 1514-3465 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Educação Física escolar em Portugal_ entre a centralidade e a diversidade.pdf | 315,68 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons