Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78915

TítuloA educação física escolar em Portugal: entre a centralidade e a diversidade
Outro(s) título(s)The school physical education in Portugal: Between centrality and diversity
La educación física escolar en Portugal: entre la centralidad y la diversidad
Autor(es)Cunha, António Camilo
Galvão, Zenaide
Palavras-chaveEducação Física
Unidade
Diversidade
Professor
Currículo
Physical Education
United
Diversity
Teacher
Curriculum
Educación Física
Unidad
Diversidad
Profesor
DataJul-2022
EditoraTulio Guterman
RevistaLecturas: Educación Física y Deportes
CitaçãoCunha, A.C., e Galvão, Z. (2022). A Educação Física escolar em Portugal: entre acentralidade e a diversidade. Lecturas: Educación Física y Deportes , 27(290), 112-123. https://doi.org/10.46642/efd.v27i290.3274
Resumo(s)A Educação Física escolar em todos os países onde a Educação se faz presente está cercada pordiferentes concepções, sejam culturais, científicas, pedagógicas, sejam de práxis curriculares. O objetivodesta reflexão (ensaio) é tentar vislumbrar tendências de Educação Física em Portugal e no mundo, tendocomo referência a Europa. Vamos perceber que tanto a formação de professores de Educação Física, comoa intervenção profissional se faz entre duas grandes dimensões: a centralidade/unidade versus a diversidade. Uma centralidade/unidade “prisioneira” da autoridade do Estado e uma diversidade que apelaà consciência de cada escola, de cada professor, de cada comunidade, em função dos contextos ecircunstâncias. Esta dimensão, parece estar mais próxima do livre movimento, do livre brincar -caraterísticas fundantes do homo-ludens.
School Physical Education in all countries where Education is present is surrounded by different concepts, whether cultural, scientific, pedagogical, or curricular praxis. The objective of this reflection (essay) is to try to glimpse trends in Physical Education in Portugal and in the world, having Europe as a reference. We will see that both the training of Physical Education teachers and professional intervention is made between two great dimensions: centrality/unity versus diversity. A “prisoner” centrality/unit of State authority and a diversity that appeals to the conscience of each school, each teacher, each community, depending on the contexts and circumstances. This dimension seems to be closer to free movement, to free play - founding characteristics of homo-ludens
La Educación Física Escolar en todos los países donde la Educación está presente se ve influida por diferentes concepciones, ya sean culturales, científicas, pedagógicas o de praxis curricular. El objetivo de esta reflexión (ensayo) es tratar de vislumbrar tendencias en Educación Física en Portugal y en el mundo, teniendo a Europa como referencia. Se percibe que tanto la formación del profesorado de Educación Física como la intervención profesional se realiza entre dos grandes dimensiones: centralidad/unidad versus diversidad. Una centralidad/unidad “prisionera” de la autoridad del Estado y una diversidad que apela a la conciencia de cada escuela, de cada docente, de cada comunidad, según los contextos y las circunstancias. Esta dimensión parece estar más cerca del libre movimiento, del libre juego, características fundantes del homo ludens.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78915
DOI10.46642/efd.v27i290.3274
ISSN1514-3465
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Educação Física escolar em Portugal_ entre a centralidade e a diversidade.pdf315,68 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID