Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79169
Título: | Educação na era da pós-verdade: como lidar com esta realidade? |
Autor(es): | Silva, Marina Maria Soares Santos, Luís António |
Palavras-chave: | Pós-verdade Desinformação Educação |
Data: | 2022 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Citação: | Silva, M. M. S., & Santos, L. A. (2022). Educação na era da pós-verdade: Como lidar com esta realidade? In Z. Pinto-Coelho, S. Marinho & T. Ruão (Eds.), Práticas comunicativas, organizações e educação. Atas das VIII Jornadas Doutorais do CECS (pp. 127–141). CECS. |
Resumo(s): | A desinformação, as fake news, as meias verdades e o cenário denominado “pós-verdade” em que nos encontramos influenciam vários campos e dinâmicas sociais. Um desses territórios é o contexto da educação, em que importa compreender as implicações desta era de informação turbulenta e de ascensão de ferramentas tecnológicas que fomentam estados de desinformação. A atual conjuntura tem reflexos nas interações em sala de aula e é necessário perceber de que forma isso acontece e que ferramentas e/ ou métodos poderão ser usados para mitigar efeitos, nomeadamente via mudanças nas práticas pedagógicas. Portanto, este artigo apresenta uma revisão de literatura desenvolvida com o objetivo de começar a perceber as implicações e formas de lidar com a realidade da era da pós-verdade no contexto educacional. Além disso, foram incluídos autores-chave em temas essenciais nesse panorama, como a educação, que permitiram também uma compreensão da necessidade de trabalho a longo prazo neste combate. A literatura sugere, por exemplo, a necessidade de formação contínua dos professores, necessidade de aumentar a capacidade de pesquisa dos estudantes e a importância de criar debates em sala de aula, tendo em vista que uma das características da pós-verdade é a dificuldade do diálogo plural. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79169 |
e-ISBN: | 978-989-53435-3-9 |
Versão da editora: | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/276 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_Silva_Santos_Educacao-era-pos-verdade.pdf | 100,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons