Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80058

TítuloMediação transformativa na promoção de relações interpessoais positivas em contexto prisional
Outro(s) título(s)Transformative mediation in promoting positive interpersonal relationship in the prison context
Autor(es)Figueiras, Ana
Crus, Daniela
Vilaça, Teresa
Barros, Duarte
Palavras-chavecompetências interpessoais
educação para a saúde
promoção da saúde
estabelecimento prisional
interpersonal skills
prevention
prison establishment
Data2020
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
CitaçãoFigueiras, A., Cruz, D., Vilaça, T., & Barros, D. (2020). Mediação transformativa na promoção de relações interpessoais positivas emcontexto prisional. In Viana, I.C., & Vilaça, M.T. (Org.), Formação, Mediação e Supervisão: Contextos responsáveis pela promoçãosustentável de comunidades pacíficas e inclusivas (pp.211-226). Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto deEducação, Universidade do Minho.
Resumo(s)A mediação tem ganho maior expressão como um método de prevenção de comportamentos negativos e situações de conflito, em que as partes, por sua livre vontade e através de uma ativa participação direta, são auxiliadas por um mediador a encontrar uma solução negociada e amigável para o seu problema ou conflito. A investigação tem mostrado que a mediação compreende um processo alternativo que não se esgota na resolução de conflitos, mas ultrapassa-o, destacando-se o seu potencial educativo e transformador. Numa perspetiva de mediação preventiva e transformadora é possível que se criem condições para um clima positivo nas relações interpessoais pela capacitação e consciencialização. Neste contexto, no âmbito do Projeto Nacional de Educação pelos Pares da Fundação Portuguesa “A Comunidade contra a Sida”, foi feito um diagnóstico de necessidades de formação num estabelecimento prisional, com um grupo inicial de 25 presidiários com idades compreendidas entre os 25 e os 83 anos de idade. A partir da análise feita pelo grupo aos cartões de diagnóstico dos interesses iniciais, definimos o seguinte problema de intervenção e investigação: Quais são os efeitos de atividades ativas centradas nos interesses dos reclusos na melhoria das relações interpessoais, autoconhecimento e conhecimento sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis? Os dados para avaliação do projeto foram recolhidos durante a observação participante com construção dos diários de bordo. As respostas dos reclusos nas discussões finais de cada atividade, tal como o feedback dos mesmos ao longo das sessões, tornaram-se os elementos de avaliação da implementação do projeto. Observou-se que a maior parte dos reclusos parece que melhorou as relações interpessoais com os pares, o conhecimento sobre si próprio e o conhecimento sobre a prevenção de DSTs. Além disso, a adesão de novos participantes em cada sessão nova demonstrou o interesse dos reclusos no projeto.
Mediation has gained greater expression as a method of preventing negative behaviours and conflict situations, in which the parties, by their free will and through active direct participation, are assisted by a mediator to find a negotiated and friendly solution for the problem or conflict. Research has shown that mediation comprises an alternative process that does not end with conflict resolution, but goes beyond it, highlighting its educational and transformative potential. In a perspective of preventive and transformational mediation, it is possible to create conditions for a positive climate in interpersonal relationships through training and awareness. In this context, within the scope of the Portuguese Peer Education Project of the Portuguese Foundation “The Community against AIDS”, a diagnosis of training needs was made in a prison establishment, with an initial group of 25 prisoners aged between 25 and 30 years. 83 years old. From the analysis made by the group to the diagnosis cards of initial interests, we define the following problem of intervention and investigation: What are the effects of active activities focused on the interests of prisoners in improving interpersonal relationships, self-knowledge and knowledge about prevention of sexually transmitted disease? The data for evaluating the project were collected during participant observation with the construction of logbooks. The prisoners' responses to the final discussions of each activity, as well as their feedback throughout the sessions, became the elements for evaluating the project's implementation. It was observed that most prisoners seem to have improved interpersonal relationships with peers, knowledge about themselves and knowledge about STD prevention. In addition, the participation of new participants in each new session demonstrated the prisoners' interest in the project.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80058
ISBN978-972-8952-65-5
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
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Figueiras, Cruz, Vilaça & Barros(2020)_capitulo.pdfMediação transformativa na promoção de relações interpessoais positivas em contexto prisional2,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

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